10 ideias para reutilizar objetos na decoração e mudar o ambiente

Compartilhe

Em tempos de #FiqueEmCasa, conciliando o home office com a vida familiar, sempre sobra um tempinho para ajeitar o seu canto. E nessas arrumações, você descobre coisas antigas e novas que até então eram ignoradas. Saiba que dá para fazer peças incríveis e originais com elas, garantindo uma nova decoração. Veja como reutilizar objetos na decoração.

Sabe aquela caixa de sabão em pó usada ou o seu disco de vinil riscado? Não os jogue fora. Eles são muito úteis se você souber como dar uma nova vida a eles, redescobrindo maneiras de decorar seu espaço.

Aprenda aqui, neste post, a reutilizar objetos na decoração que vão dar recriar a beleza e o bem-estar que você precisa em seu lar!

[the_ad_group id=”72″]

 

10 ideias para reutilizar objetos na decoração

1. Caixote de madeira como prateleiras

Prateleiras de caixotes de feira, reutilizar objetos na decoração

Créditos: Pinterest

Foi à feira e voltou com aquela caixinha de madeira cheia de frutas e legumes? Ela será a sua nova prateleira. E esse é uma das ideias para reutilizar objetos na decoração.

Limpar a madeira, pintá-la ou mesmo forrar a peça com algum papel ou plástico são alternativas para você recriar esse objeto para um fim muito útil. Ainda, a peça é muito prática de ser parafusada na parede.

Você vai precisar de uma furadeira e poucos parafusos, além de saber exatamente onde sua parede é livre de canos e fiações elétricas, para não causar nenhum dano.

2. Porta talheres com latas usadas

Porta talheres com lata usada

Créditos: Pinterest

Tomou o chocolate em pó, ou o suplemento do nenê terminou e aquela latinha sobrou? Aproveita para estilizar a peça e assim a reutilizar objetos na decoração para colocar os talheres em cima da pia, do armário ou da mesa da cozinha.

O jeito mais prático de reutilizar essa peça é encapá-la com um papel na cor perfeita para combinar com o restante da sua decoração, e usar a lata solta.

Já se você gosta de ousar nas suas inventividades, uma opção bacana é juntar várias latinhas, colocar uma madeirinha ao meio e pregá-las nela. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado fica incrível, além de transformar a sua cozinha em um lugar mais prático.

3. Abajur com garrafa

Abajur feito com garrafa de espumante

Créditos: Pinterest

Depois que você montou o seu bar em casa, deu umas festas para amigos e familiares, sobraram algumas garrafas vazias. E você sabia que da para as reutilizar objetos na decoração? Pois fazer um abajur com elas e alguns apetrechos é o que há.

Pode fazer o seu novo abajur com uma garrafa de uísque, vodca, cachaça ou de outra bebida favorita sua que acabar primeiro. Basta comprar a fiação do abajur e a cúpula do estilo que você gosta.

Ainda, a peça pode ser a sua decoração de barzinho, bem no estilo que ele merece — personalização maior do que essa não há.

4. Porta escovas com potes de vidro

Porta escovas de pote de vidro

Créditos: Pinterest

Do copo de requeijão ao de geleia, vai dizer que a sua casa não reserva um desses em seus armários de cozinha? Aqui você vai reutilizar objetos na decoração de um jeito novo.

Separe os potes mais bonitinhos e use essas peças em seu banheiro ou lavabo. A limpeza do potinho vai ser mais fácil ainda, já que o vidro pode ser lavado e fica com a cara de novo a cada limpeza, diferente de um porta escovas de plástico.

5. Vaso para plantas com travessa

Vaso de plantas feito com travessa

Créditos: Pinterest

As suas travessas vão pedir a aposentadoria hora ou outra. E não é porque elas vão se quebrar e virar reciclagem, mas sim para dar espaço a novos jogos de cozinha. Mais uma forma criativa de reutilizar objetos na decoração.

Portanto, pegue aquelas travessas que já estão velhinhas, lascadas e opacas de tanto fazer lasanha no forno e lavar na lava-louças, e faça vasos com elas. Lembre-se de plantar espécies de plantas que gostam de bastante água, porque a travessa não tem furo para drenar.

Já se você for colocar alguma espécie que não pode ficar encharcada, decore uma área que pegue sol, com o seu vaso novo feito com a travessa.

6. Mesinha com livros

Mesa com pés de livros

Créditos: Pinterest

Você terminou o ensino fundamental, o ginásio, a graduação, embarca agora em uma pós e cursos livres, mas ainda guarda os seus livros antigos? Chegou a hora de dar nova utilidade para eles, porque o conhecimento você já adquiriu.

Use os livros que não vai consultar mais, como pés de mesa. Se você tiver um tampo de vidro ou de madeira em casa ou mesmo aquela porta que não vai ser mais usada, pode reinventar a peça usando tudo isso.

7. Maleta de notebook com roupa de frio

Case de notebook feito com roupa

Créditos: Rock’ntech

Na era do home office, é mais que necessário ter os seus equipamentos de trabalho bem preservados para que eles durem o tempo que for preciso.

Mesmo tendo um escritório dedicado em casa, sempre é bom variar o espaço de trabalho no mesmo imóvel, para se inspirar de várias formas e ter alta produtividade. Para isso, use aquela sua blusinha ou moletom antigos como capa do laptop.

Essas roupas não precisam manter o seu equipamento quentinho, mas devem proteger ele de quedas e idas e vindas em cada cômodo.

8. Relógio de disco de vinil

Relógio de disco de vinil

Créditos: Pinterest

Aquele disco da Xuxa ou das baladas dos anos 1980 e 1990 está riscado? A gente dá um jeito para que eles sejam usados e garantem originalidade ao seu ambiente. Mais uma boa ideia para reutilizar objetos na decoração.

Use uma máquina de relógio de ponteiro, que pode ser comprada pela web, em sites como o Mercado Livre. Assim, basta instalar o maquinário no disco de vinil, colocar uma pilha e por as horas para contarem, porque música eles não tocam mais.

9. Porta livros com caixa de sabão em pó

Porta livros de caixa de sabão

Créditos: Pinterest

Aquela caixinha de sabão em pó que ficou da última lavagem pode ser o seu porta-livros no quarto. Claro que não precisa deixar as caixas com a marca do Omo ou Tixan aparecendo, por isso que é legal revesti-las com um papel adesivo.

Escolha cores e temas que combinem com o restante da decoração do seu espaço, seja um quartinho dos livros e estudo, o seu quarto, a sala ou o home office. Você já pode reservar a sua trilogia favorita em um espaço dedicado agora.

10. Porta chaves e apetrechos de casa com bandeja ou janela velha

Porta chaves feito com janela velha

Créditos: Pinterest

Dá para dizer que toda casa tem seu porta-chaves. Discreto atrás das portas, você precisa usá-lo todos os dias. Fazer um desses com uma bandeja ou mesmo uma janela velha para pendurar as suas chaves e outras coisas, é mais que necessário então.

Bandejas de madeira e mesmo uma janela velha claro que nem todo mundo tem uma à deriva pela casa — é uma ótima opção para a peça. Basta você lixar e limpar o objeto antes de parafusá-lo na parede.

Cartas, espelho, chave e até o guarda-chuva podem ser pendurados na peça, que suporta bastante peso e traz um ar artesanal ao seu cantinho.

Reutilizar objetos na decoração traz economia, funcionalidade, muita beleza e vivacidade ao seu apê ou casa. Então, está mais que na hora de trazer todos esses benefícios para a sua, não é?

Assine a newsletter do Arquiteto de Bolso e aprenda mais dicas poderosas como essas para decorar o seu ambiente!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.