Jardim

5 incríveis modelos de Edículas para valorizar a sua casa

Que tal conferir alguns modelos de Edículas para a sua casa? Isso mesmo! Pelo nome, é possível que você não se lembre, mas esse tipo de construção é bastante tradicional e pode ser encontrado nos fundos de uma residência.

Em muitas situações, esses espaços são amplamente utilizados por famílias que desejam garantir uma renda extra no fim do mês, alugando os seus cômodos para inquilinos ou, até mesmo, pessoas que estão passando temporariamente pela cidade. E uma boa maneira de tornar a Edícula mais atrativa e, consequentemente, lucrar mais, é repaginando esse ambiente.

Nas últimas temporadas, muitos profissionais do ramo começaram a desenvolver ambientações específicas para esse fim, deixando a área mais moderna, sofisticada e própria para morar. É claro que o Arquiteto de Bolso está por dentro da novidade. Por isso, criamos um post com os modelos de Edículas, para que você consiga se inspirar e aproveitar os benefícios de contar com essa área em seu terreno. Confira!

 

Tudo o que você precisa saber sobre Edículas

Antes de conferir os principais modelos de Edículas, que tal se aprofundar mais nesse conceito? Também chamada de “meia-água” em certas cidades brasileiras, esse tipo de construção diz respeito a uma “edificação pequena”, normalmente, situada nos fundos de um terreno.

O mais comum, é que essas casinhas tenham uma entrada independente, além de serem formadas por uma sala, uma cozinha, um quarto e um banheiro. Há ainda, certas situações em que a construção possua fácil acesso à garagem ou área de serviço.

Há alguns anos, as Edículas eram reservadas aos empregados de uma residência, ou então, podiam ser utilizadas para locação, como uma forma dos moradores conseguirem um dinheiro extra no fim do mês.

Mas, o tempo passou e, agora, esses charmosos espaços também estão sendo utilizados pelos próprios proprietários, seja para receber os hóspedes ou, inclusive, servir como um espaço de lazer — contando com sala de cinema, ambiente gourmet ou uma área exclusiva para jogos. É só colocar a sua criatividade para trabalhar!

modelos de edículas
Foto: vivadecora.com.br

5 modelos de Edícula que estão em alta

Independentemente da finalidade dessa construção, existem diversos modelos de Edículas que podem ser levados para a sua propriedade.

São opções versáteis, modernas, charmosas e ideais para valorizar o local, facilitando os seus ganhos mensais ou, simplesmente, deixando o ambiente mais acolhedor para os seus familiares.

Curtiu a ideia e quer ver quais são elas? Listamos as principais logo abaixo.


1. Edícula de lazer

Essa é uma boa opção para as famílias que desejam aproveitar ao máximo o espaço disponível no terreno.

Para tanto, você precisará investir na construção de uma bela varanda, um jardim bem conservado e uma sala interna preparada para relaxar — com poltronas, puffes, uma rede e sofás espaçosos.

Caso a sua área externa permita, ainda é possível construir uma piscina no local ou aproveitar o espaço para incluir uma mesa de jogos.

modelos de edículas

Foto: maniadedecoracao.com

2. Edícula com churrasqueira

Uma ótima opção para quem adora receber a galera e fazer um churrasco é a Edícula com churrasqueira. Com um pouco de imaginação e muito foco, você poderá transformar aquela casinha nos fundos da sua residência em um ótimo espaço para curtir o fim de semana, seja para comemorar um aniversário ou, simplesmente, reunir os amigos.

Aqui, a recomendação é construir uma churrasqueira, investindo também na decoração da varanda para que todo o espaço esteja bem equipado para recepções.

Veja esses lindos modelos de churrasqueira na Leroy Merlin.

Entre os itens indispensáveis, citamos as bancadas e banquetas, um bom revestimento, uma pia e uma mesa pequena. Lembre-se ainda de incluir uma geladeira, que pode ser instalada na cozinha da Edícula e é ideal para manter os drinques sempre geladinhos.

modelos de edículas

Foto: vivadecora.com.br

3. Edícula gourmet

Seguindo a mesma proposta anterior, temos a Edícula Gourmet. Também perfeita para quem adora receber a turma, essa opção é um pouco mais refinada, já que tem o foco no preparo de pratos e bebidas especiais, com aquela pitada de sofisticação que a gente adora.

Para montar esse espaço, você vai precisar investir em peso na estrutura do universo gastronômico — instalando um fogão, um exaustor e, inclusive, reservando um local para outros elementos importantes.

Esse é o caso de uma pequena adega para os vinhos ou de um forno a lenha para assar pizzas. Só não se esqueça de incluir uma mesa bem ampla, além de cadeiras para que os seus convidados consigam experimentar essas iguarias com total comodidade.

modelos de edículas

Foto: houzz.es

4. Edícula aberta e moderna

Quando falamos sobre os modelos de Edículas, existe outra possibilidade de construção para aproveitar um espaço aberto e moderno.

Nesse caso, não haverá mais sala, cozinha ou dormitório, mas sim, uma área ampla composta por cozinha + churrasqueira de tijolinhos ou forno a lenha.

Para completar a proposta, também é possível incluir um mobiliário rústico e fabricado a partir de madeira de demolição. O banheiro, por sua vez, deve permanecer no local, mas separadamente.

modelos de edículas

Foto: homeworlddesign.com

5. Edícula com deck

Se você vive em uma região com clima quente, será muito válido investir nessa ideia. A proposta é muito parecida com as que já citamos por aqui.

A diferença, porém, está na construção de um deck de madeira, que será o responsável por unir a construção à área externa da propriedade.

Nessa superfície, há a possibilidade de incluir cadeiras de descanso, espreguiçadeiras e guarda-sóis, deixando o ambiente despojado e com “a cara do verão”.

modelos de edículas

Foto: raqueltherealtor.com

Dica do Arquiteto

Sempre procure manter o banheiro no seu projeto de Edícula. Contar com esse cômodo permitirá que os convidados tenham mais praticidade, evitando a circulação de pessoas dentro da sua residência e fazendo com que os seus espaços privados fiquem sempre organizados e limpos.

Materiais baratos para fazer Edícula

Existem vários materiais que podem ser utilizados na construção da sua Edícula. Contudo, é recomendado preferir as versões de acabamentos capazes de facilitar a higienização e manutenção — especialmente, porque se trata de um espaço utilizado somente em ocasiões especiais ou durante o fim de semana.

Para os revestimentos, indicamos os tijolinhos aparentes, pastilhas ou azulejos decorados. Em relação à pia e bancada, o granito preto também é uma boa saída, uma vez que pode ser encontrado por um preço camarada e garante um visual incrível.

E mais: os móveis devem carregar uma proposta mais descolada ou rústica. Itens em palha, vime, rattan, cipó-imbé ou madeira de demolição cumprem essa finalidade e, de quebra, estão em alta no universo do décor.

modelos de edículas

Foto: casavogue,globo.com

Conta pra gente: depois de conhecer os modelos de Edícula, você conseguiu identificar o seu preferido? Esperamos que sim! Siga essas dicas e, sem dor de cabeça, o seu imóvel ficará mais belo e atrativo para qualquer momento.

Caso queira continuar por dentro de outros conteúdos como este, assine também a newsletter da Arquiteto de Bolso. De tempos em tempos, enviaremos notícias, inspirações e promoções exclusivas para o seu e-mail. Até lá!

[adsforwp-group id=”3739″]

Não sabe como criar um home office confortável? Te ensinamos já!

Artigo anterior

O que é cortineiro de gesso? Descubra com essas inspirações!

Próximo artigo
Arquiteto de Bolso
Arquitetura e decoração de ambientes acessíveis para todos. E tudo isso cabe no seu bolso!

Você pode se interessar por esse também

4 Comentários

  1. Boa noite.
    Adorei a reportagem de Edícula
    Gostaria de receber outras novidades.
    Obrigada.

    1. Bom dia, Eleonora!

      Sabia que enviamos, por e-mail, várias matérias que publicamos aqui no blog? É só se inscrever na newsletter. Está na barrinha do lado. 🙂

  2. Maravilhoso. Adorei o fundo da casa passou a ser a frente não é. Muito inteligente. Sabe, começa recebendo as visitas de uma forma aconchegante. Nos sabemos que sempre todos terminam na cozinha mim papo gostoso.

    1. Verdade! A cozinha acaba sendo o coração da casa. Temos que valorizar esse espaço. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *