Afinal, como decorar um bar gastando pouco?

Compartilhe

Precisando atrair a clientela para o seu negócio do ramo alimentício? Então, está na hora de aprender como decorar um bar de forma prática e barata. Normalmente, esses espaços contam com um forte apelo visual, exigindo que os seus proprietários invistam em detalhes não somente capazes de encantar o público, mas também, prontos para acolher e transmitir o estilo do negócio.

Porém, ao pensar no tema, há quem acredite que essa tarefa exige um grande investimento financeiro. Que nada! Com algumas adaptações simples e acessíveis, é possível repaginar o ambiente, sempre visando as necessidades do seu consumidor ideal.

Não sabe por onde começar? Neste post, há dicas certeiras para colocar as suas ideias em prática e se tornar mais reconhecido em seu campo de atuação. Acompanhe com a gente!

[the_ad id=”4719″]

Dicas para decorar um bar gastando pouco

Fique de olho na iluminação

Não tem jeito: para garantir um bom resultado ao decorar um bar, você precisará atentar a iluminação. Isso porque, um estabelecimento mal iluminado pode espantar o público, além de prejudicar a execução de diversas atividades.

Já quando o local está com a luz adequada, você aumenta as chances de fazer com que os clientes passem mais tempo realizando pedidos e curtindo a experiência.

Caso a ideia seja criar um clima acolhedor e intimista, a dica é apostar na chamada iluminação indireta — composta por pontos de luz posicionados em cantos estratégicos do salão.

Nessas ocasiões, as lâmpadas de tonalidade amarelada são as mais recomendadas para os estabelecimentos que funcionam à noite. Já durante o dia, considere apostar na luz natural, incluindo janelas grandes e de vidro.

Atenção: não se esqueça de instalar luminárias acima do balcão. Para as mesas, é possível utilizar pendentes, ou então, incluir potes de vidro com velas dentro. Esse truque é ótimo para promover uma atmosfera intimista e, ao mesmo tempo, bem estilosa. Os clientes adoram!

como decorar um bar gastando pouco

Escolha o estilo que mais combina com você

Assim como os ambientes residenciais, os bares podem ser ambientados em variados estilos de decoração. Antes de decidir qual o seu preferido, trace um planejamento detalhado, considerando o perfil dos seus consumidores e o tipo de impressão que você deseja transmitir ao público. Entre as propostas mais utilizadas nesse nicho, destacamos algumas abaixo. Veja!

Industrial

Um estilo originário da década de 1950 e que ganhou notoriedade recentemente. São ambientes bem espaçosos, sem divisórias e compostos por paredes com pouco ou zero revestimento. Materiais como o tijolo, o concreto, o cimento queimado e o metal são recorrentes nesses locais.

Escandinavo

A palavra-chave é o minimalismo. Aqui, o termo “menos é mais” faz toda a diferença, sempre tendo a leveza e a simplicidade como características predominantes. Nesses ambientes, é comum encontrar pinturas em tons neutros, como o cinza, o branco e as tonalidades pastéis. Móveis em paletes e arranjos delicados também são bem-vindos.

Rústico

No estilo rústico, você tem “carta-branca” para investir em diferentes elementos capazes de remeter aos ambientes campestres. Lâmpadas de gambiarra, madeira de demolição, metal envelhecido e porcelanatos lascados são alguns deles.

O objetivo, é fazer com que o seu barzinho tenha o mesmo clima de fazenda, ou da “casa da vovó”, sempre carregando uma atmosfera extremamente aconchegante e convidativa. Para as mesas, um bom segredo é utilizar vasinhos de planta feitos com garrafas de vidro reutilizadas. Bem charmoso!

como decorar um bar gastando pouco

Pesquisar na internet é sempre bom

Ainda que existam várias opções de materiais e adornos para quem está a fim de decorar um bar, a verdade é que, nem sempre, a criatividade fala mais alto. Nessas ocasiões, sugerimos que você pare, pense e pesquise muito.

Quando iniciamos um planejamento, ainda que pequeno, sem saber que rumo tomar, corremos o risco de falhar na missão — seja alcançando resultados não condizentes com a imagem do seu negócio ou incapazes de agradar à clientela. Ou seja, um grande tempo — e dinheiro — gastos à toa!

É claro que você não deseja passar por uma situação como esta, não é mesmo? Sendo assim, uma boa saída é mergulhar em inspirações. Somente com várias ideias em mente, será possível definir o tipo de visual que melhor conversa com a sua proposta de negócio.

Essa busca pode ser realizada de várias formas. Comece elaborando uma lista com alguns nomes de bares e restaurantes que você gosta de frequentar e admira o visual. Na internet, pesquise as imagens desses espaços até encontrar elementos em comum. Pode ser um modelo de mesa, um sistema de iluminação ou, simplesmente, a composição das paredes.

Outro método bastante eficaz, é acessar o Pinterest. Lá, é possível conferir imagens de estabelecimentos nacionais e internacionais, com ambientações desenvolvidas nos mais variados estilos e espaços diferentes. Vale experimentar!

como decorar um bar gastando pouco

Recorra aos populares paletes

Você já ouviu falar nos paletes? Fabricados a partir de madeira, esses caixotes podem ser reaproveitados na criação de mesas, balcões ou, em algumas situações, até no revestimento do chão e das paredes.

Ao levar esse tipo de material para o seu barzinho, será possível transmitir uma boa sensação de conforto e aconchego, especialmente, se a identidade visual do estabelecimento carregar um estilo rústico e despojado.

Contudo, para que o efeito não fique exagerado, também é importante equilibrar a utilização do palete com outros itens em metal ou vidro. Juntos, esses elementos ajudam a deixar o ambiente moderno e, ao mesmo tempo, repleto de sofisticação.

E mais: existem alguns acabamentos que combinam perfeitamente com essa ideia, como a cera, o verniz fosco ou a tradicional tinta para a madeira, que pode ser aplicada em diferentes cores, conforme a decoração do local.

como decorar um bar gastando pouco

 

Contrate o Arquiteto de Bolso

Por fim — e não menos importante —, que tal contar com os serviços de profissionais especializados em arquitetura e decoração? O Arquiteto de Bolso é um deles. Com serviços que cabem no seu orçamento, conseguiremos renovar o seu bar, fazendo com que ele fique “novinho em folha” e preparado para o sucesso.

Isso tudo, de forma 100% on-line e respeitando as necessidades dos proprietários. Está esperando o quê? Aproveite essa leitura e adquira agora mesmo o seu pacote, que inclui planta 2D, conceito 3D, lista de compras e consultoria com um especialista. É só acessar o site e fazer o pedido!

[the_ad_group id=”70″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.