Decoração de bar

Como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente + dicas

Você já pensou no menu, no chef, na comida e no site. Porém, não negligencie a importância do design de interiores de seu restaurante. Aqui está um guia sobre como você pode influenciar e como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente, na sua psicologia, usando design de interiores. Também verá algumas ideias brilhantes em seu outlet.

decoração do restaurante afeta a experiência do cliente
Foto: Reprodução Pinterest

A maioria das pessoas não sabe disso, mas a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente estimulando-os a pedir mais ou menos, e ainda impacta a duração da estadia. Assim como veremos a seguir, opções de ambiente, espaços, luminosidade, música, decoração, cores e arquitetura, tudo constitui o design de interiores de um restaurante.

Para sermos mais exatos, um estudo sobre os principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes mostra que o design de interiores de um restaurante é um dos fatores que influenciam a satisfação do cliente.

Esteja você mesmo cuidando do seu design de interiores, contratando um consultor ou uma empresa para projetar e construir seu novo restaurante ou reformar o atual, vamos falar sobre como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente e como você pode usá-lo a seu favor.

Antes de pegar um pincel ou distribuir os martelos, considere o conforto de seus clientes.

Importância do design de interiores em restaurantes

O ambiente, definitivamente afeta a percepção na experiência do cliente. Assim, a proposta gastronômica do seu restaurante, deve ir além de apenas apresentar um bom menu. Estas questões relacionadas foram estudadas e aprofundadas por diversos especialistas na área, principalmente, no que diz respeito ao atendimento, na expectativa de serviço de qualidade, e no design interno.

Na verdade, o cartão postal inicial é o que vai ditar muito sobre a experiência do cliente no seu restaurante.

Dê valor, à toda a comunicação visual:

1. maior visibilidade ao cardápio do dia.

2. destaque informações relevantes.

3. personalize os seus acessórios.

4. considere a funcionalidade dos móveis.

5. observe a acessibilidade.

6. decoração estrategicamente posicionada.

7. iluminação planejada.

Assim, o design de interiores de restaurantes deve ser uma parte essencial de sua estratégia de marketing, já que a aparência do restaurante será crucial para sua marca.

decoração do restaurante afeta a experiência do cliente
Foto: Reprodução Pinterest

Seu design de interiores é a primeira coisa que seu cliente notará ao passar pelas portas. Essa primeira impressão ditará como eles percebem sua marca, que nível de serviço esperam, que tipo de horário esperam e se querem voltar novamente.

>>> Veja também: 12 dicas para decorar um restaurante gastando pouco.

Assim, a importância do design de interiores não pode ser subestimada. Aqui estão algumas razões pelas quais o design de interiores de restaurantes é tão importante:

Como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente

Você pode fazer seus clientes pedirem mais, comerem rápido, beberem mais, ficarem menos, etc., tudo usando idéias de decoração de interiores.

Para entender como seis elementos de design de interiores e como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente de maneira significativa, leia mais adiante.

1. Arquitetura e Design

A arquitetura e o design são os aspectos essenciais do design de interiores e como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente de forma real. A maneira como você projeta o interior e posiciona todos os seus elementos desempenha um papel fundamental na definição da aparência e da sensação de seu restaurante.

Também tem uma influência significativa na experiência do cliente, pois inclui o planejamento do layout. O quão espaçoso seu restaurante parecerá, o quão claustrofóbico ele ficará durante as horas de pico e o quão confortável será para caminhar sem esbarrar nas pessoas ou bater nas mesas, tudo isso depende do layout do restaurante.

Não faz sentido seu local ser bonito se seus garçons não podem servir bem e os clientes não podem se sentir confortáveis ​​em seus próprios espaços.

decoração do restaurante afeta a experiência do cliente
Foto: Reprodução Pinterest

2. Iluminação

A iluminação é uma parte essencial do design de interiores do seu restaurante. Não faz sentido você ter tudo perfeito se a luz está tão apagada que acaba com o efeito. Tecnicamente, existem três tipos de iluminação – ambiente, de mesa e iluminação de destaque.

>>> Veja também: Tipos de lâmpadas: quais são e quais as melhores.

A iluminação ambiente define a aparência geral do seu restaurante. O seu restaurante está mal iluminado ou brilhante e pesado nas luzes, esta é a luz que o define.

A iluminação de mesa é a luz usada para executar tarefas. Essas são as luzes que permitem que os garçons e os clientes leiam o menu e façam o pedido. Esta luz deve ser utilizada estrategicamente para que não mate o objetivo da luz ambiente, mas ao mesmo tempo, desempenhe bem a sua função, principalmente em restaurantes de alta gastronomia.

Luzes de realce são usadas para aquele toque extra, mas principalmente para fins decorativos. Lá você pode experimentar, mas a maior parte da iluminação de parede nesta área é melhor recebida do que a iluminação de teto.

3. Assentos

Os assentos são outra parte despercebida do design de interiores de restaurantes. O tipo de poltronas que você usa afeta a psicologia do seu cliente e também a experiência. Já percebeu como o McDonald’s e o Subway têm assentos confortáveis, mas não exatamente do tipo em que você gostaria de continuar sentado?

Ao mesmo tempo, eles dão uma sensação muito leve. Tudo isso impacta os clientes a comerem rápido e não ficarem.

4. Cores

As cores, acredite ou não, desempenham um papel importante no design de interiores do seu restaurante. O principal fator que afeta as cores que você deve usar em seu restaurante é a clientela-alvo.

Cores diferentes desencadeiam emoções diferentes e definem diferentes estados de espírito. Some cores e estimule a dieta enquanto outros podem reprimi-la.

Verifique a cor do interior que combina com o formato e design do seu restaurante para fazer melhores vendas em geral.

5. Aromas

Acredite ou não, o marketing de odores é uma grande coisa. Pense no que acontece quando você passa por churrascarias, cafeterias ou hamburguerias. O aroma de seus produtos o domina e o estimula a entrar na loja.

>>> Veja também: Afinal, como decorar um bar gastando pouco?

Deixar que alguns aromas venham da cozinha pode induzir o apetite. Você pode optar por uma cozinha aberta para isso ou até mesmo gerenciar a ventilação dessa maneira. Outra coisa que você pode fazer é usar aromas artificiais. Assim como as cores, os diferentes aromas criam diferentes emoções nas pessoas.

6. Acústica

Por último, chegamos à acústica. Você pode pensar que a música ou a escolha dela não é necessariamente importante.

A música faz mais do que apenas preencher as lacunas de um restaurante. Primeiro, chegamos ao volume. Controlar o volume no qual você tocará a música é a coisa mais complicada de fazer.

Embora muito alto possa criar ruído, muito baixo pode fazer as pessoas pensarem que outros clientes podem ouvi-los e, portanto, torná-los estranhos.

Aconselhamos o uso de técnicas de controle acústico, como tetos falsos, tapetes ou cortinas.

Já no que diz respeito ao tipo de música, isso depende também da sua clientela. Para um restaurante sofisticado, instrumental funciona melhor. Ter um piano ao vivo é a melhor coisa que você pode fazer se você dirige um restaurante requintado. Para restaurantes que não são exatamente jantares finos, mas não são tão populares, a música em alta é a escolha certa.

Projetando o Espaço

Assim, mais da metade do marketing consiste em compreender a psicologia do cliente e tirar proveito dela para conseguir o que deseja.

Use essas dicas no design de interiores de seu restaurante para ter certeza de causar um impacto desejável em seus clientes e fazê-los voltar sempre.

Espaço e layout são importantes. Projete seu restaurante para que funcione bem. Uma vez que os clientes passam muito tempo no seu restaurante, você vai querer garantir o conforto deles.

O Arquiteto de Bolso, por exemplo, pode ajudar a encorajar clientes recorrentes. Uma atmosfera desconfortável mal planejada é definitivamente notada. Um ambiente ruim não chama a atenção dos hóspedes, onde se nota em um grande ambiente.

Você projetou ou redesenhou seu restaurante? Você tem dicas para outros proprietários? Adoraríamos ouvir suas sugestões para aumentar a satisfação do cliente por meio do design de interiores de seu restaurante.

Quer decorar um restaurante gastando pouco? Não perca mais tempo! Contrate o Arquiteto de Bolso agora mesmo!

Seu restaurante está no IFood? Então aproveite as condições especiais que temos para vocês! E baixe de graça o ebook “Como a arquitetura pode melhorar a produtividade do seu restaurante”.

Foto da capa: Reprodução piotr szulawski

Fachada de casa: 9 inspirações para encontrar uma que seja a sua cara

Artigo anterior

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.