Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Compartilhe

 

Você sabia que é completamente possível decorar apartamento de 15 metros quadrados? Atualmente, não é difícil encontrar pessoas que estejam morando em espaços cada vez mais compactos. Isso se dá devido ao crescimento populacional e à verticalização imobiliária, que está se observando, especialmente, nas grandes metrópoles.

Contudo, ao se mudar para esses ambientes, as pessoas começam a ter certa dificuldade em deixá-los não somente estilosos, mas também, funcionais e capazes de facilitar o dia a dia dos moradores. Por isso, é imprescindível investir em certos truques que vão te ajudar a limpar os espaços, melhorar a circulação e aproveitar melhor a metragem disponível.

Quais são eles? É justamente sobre isso que falamos neste post. Para saber como garantir o seu apê ideal, não saia daí. Abaixo, listamos recomendações de especialistas que vão deixar o seu lar mais prático e preparado para o que der e vier!

[the_ad_group id=”72″]

Tenha cuidado ao escolher a sua mobília

Não há como negar: os móveis são os protagonistas de um ambiente. Além de nos auxiliar a organizar nossos pertences, eles são ótimas saídas para atualizar a decoração e deixar o espaço “a nossa cara”. Contudo, quando falamos em decorar apartamento de 15 metros quadrados, é necessário ter atenção redobrada na escolha desses elementos.

O primeiro passo, é investir em peças que sejam leves, pequenas e flexíveis, como as versões modulares. Basicamente, as peças moduladas são, acima de tudo, versáteis. Ao optar pela solução, você poderá escolher o formato dos módulos, as suas quantidades e, inclusive, a disposição das prateleiras. Fato que torna a alternativa excelente e ajustável a diferentes tipos de ambientes.

Por outro lado, e caso você queira ter a certeza de que a peça se encaixará no espaço, a melhor saída é investir na mobília planejada. Diferentemente das versões modulares, esta permite que os moradores consigam planejar cada peça de acordo com as metragens do local.

Você também terá a possibilidade de escolher a cor do material, o tipo de acabamento e, inclusive, o modelo dos puxadores.

Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Foto: housebeautiful.com

Fuja do óbvio e experimente o uso de móveis funcionais

Além do uso dos móveis modulares ou feitos sob medida, existem outros recursos que podem ser aproveitados para otimizar o espaço e tornar o seu apê mais funcional. Esse é o caso das mobílias inteligentes — uma tendência cada vez mais presente nos projetos de ambientação.

Também conhecidas como “multifuncionais”, essas opções, como o próprio nome já diz, podem servir para mais do que uma finalidade.

Vamos aos exemplos: imagine que você comprou uma mesa de centro com a superfície estofada e proposta multifuncional. Nesse caso, o item também conseguirá ser aproveitado como um puff nos momentos em que não estiver sendo usado como mesa.

A mesma ideia vale para outros elementos, como é o caso das mesinhas que se transformam em baú; do famoso sofá que pode virar uma cama; das estantes que são usadas como escrivaninhas e por aí em diante.

Dica do Arquiteto

Nessa etapa, considere utilizar um painel para pendurar a sua TV. Assim, o equipamento ficará embutido no móvel, liberando espaço para que o rack seja aproveitado de outras formas, seja para acomodar os seus equipamentos eletrônicos ou adicionar itens decorativos.

Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Foto: ikea.com

Vai decorar apartamento de 15 metros quadrados? Capriche na iluminação!

Ao investir em um projeto luminotécnico exclusivo para apartamento pequeno, você poderá desfrutar de inúmeros benefícios. Um deles, é a possibilidade de ter uma diminuição nos gastos energéticos, assim como, aumentar o conforto visual do ambiente.

Contando com a luz certa, os seus cômodos, por menores que sejam, também ficarão bem mais aconchegantes e prontos para valorizar o seu décor. Mas, como acertar nessa missão?

Para tanto, indicamos o uso de lâmpadas de LED frias (brancas) em espaços como o banheiro e a cozinha. Enquanto isso, nos demais pontos do apê existe a possibilidade de investir nas versões de LED quentes (amarelas), que são ótimas para reforçar a proposta acolhedora e garantir um clima intimista.

No dormitório ou sala de estar, também recomendamos a iluminação indireta, que é quando o foco de luz fica direcionado para a parede ou o teto, impedindo o seu ofuscamento.

Quer mais? Uma boa saída também é instalar arandelas em cima do criado-mudo. Desse modo, será possível liberar espaço no móvel para acomodar os seus livros, itens de beleza, relógios e adornos diversos.

E mais!

A iluminação natural é um detalhe primordial ao decorar apartamento de 15 metros quadrados. Caso haja a possibilidade, prefira instalar cortinas de tecidos finos que são perfeitas para favorecer a entrada da luz natural. O seu ambiente ficará mais claro, com uma boa sensação de amplitude e, de quebra, você terá mais bem-estar ao longo dos dias.

Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Foto: pufikhomes.com

“Menos é mais” é o seu mais novo mantra

A bagunça e o acúmulo são os grandes vilões de um apartamento minúsculo — especialmente, nos casos dos imóveis de 15 metros quadrados. Por isso, uma dica boa é adotar a máxima do “menos é mais” como o seu mais novo mantra e, quem sabe, até investir no lifestyle minimalista.

Esse conceito serve para que as pessoas comecem a usar somente o que, de fato, apresenta alguma serventia. Também é um excelente recurso para incentivar o consumo consciente, economizar e evitar o desperdício.

Com isso em mente, comece a analisar os detalhes e fazer escolhas mais cuidadosas ao adquirir elementos decorativos. Coloque o conforto acima de tudo e só adquira uma mobília ou eletrodoméstico novo se ele, realmente, oferecer alguma utilidade. O desapego é a chave para o sucesso!

Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Foto: mydomaine.com

Bônus

Antes de finalizar, considere também contar com o apoio de profissionais especializados no assunto. Os arquitetos são um bom exemplo.

Com o acompanhamento desses especialistas, será mais fácil encontrar soluções eficientes para o seu espaço, aproveitando cada centímetro disponível para que a sua rotina seja mais simples e repleta de bem-estar. O mais bacana, é que essa ambientação pode ser feita 100% on-line, por um valor acessível e com o máximo de eficiência.

Como decorar apartamento de 15 metros quadrados? Explicamos!

Foto: deco.journaldesfemmes.com

Viu só? Com essas dicas especiais, temos certeza de que vai ser fácil decorar apartamento de 15 metros quadrados e conquistar o apê com que você sempre sonhou.

E se você curtiu essas recomendações e quer acompanhar outras notícias e dicas de especialistas, não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e Instagram. Te esperamos lá!

[the_ad id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.