Sala

Como decorar uma sala pequena com essas dicas incríveis

A sala de estar é um dos lugares mais importantes da casa. É neste ambiente que descansamos de uma semana agitada, compartilhamos momentos felizes com a família ou recebemos os amigos. Mas, o que fazer quando o espaço é apertado, como decorar uma sala pequena, de modo que ela se transforme em um local realmente acolhedor? 

Pensar que ambientes menores não podem ser mobiliados de uma forma esteticamente agradável é um erro. Claro que pode existir uma dificuldade em pensar como decorar uma sala pequena, mas nada disso está ligado ao tamanho do lugar. O que define a beleza e a funcionalidade de um ambiente são as ideias certas e as escolhas inteligentes. 

Como decorar uma sala pequena: 8 dicas úteis e acessíveis

Ao criar uma decoração para ambientes menores, devemos sempre avaliar o que realmente é essencial para o cômodo. Um dos piores erros que uma pessoa pode cometer ao decorar uma sala é exagerar na quantidade de objetos. 

Para que você não caia em nenhuma cilada, preparamos algumas dicas simples e baratas que irão lhe ajudar em como decorar uma sala pequena. Confira! 

1 – Escolha um sofá de acordo com o espaço 

Sofá sempre é sinônimo de conforto e bem-estar, mas se não for planejado corretamente pode se transformar em um elefante branco no meio da sala. Um ambiente pequeno pede um sofá de apenas dois lugares ou um sofá de canto, respeitando as dimensões disponíveis no espaço. 

2 – Reforce a parceria entre poltrona ou puff 

Se o volume do sofá estiver se sobressaindo no ambiente, que tal pensar em estruturar o lugar com poltronas? Existem diferentes tipos de design, dos mais clássicos ao modernos, que podem ser combinados também com um puff.

Nesse sentido, a poltrona cria uma atmosfera diferente ao local, ao mesmo tempo em que proporciona comodidade. Já os puffs são sempre coringas, que podem servir como apoio para os pés ou mesmo banquinho, com a chegada de amigos. 

3 – Espelhos e quadros são grandes aliados

Como decorar uma sala pequena com essas dicas incríveis
Foto: Reprodução – Minha Casa | Abril

A princípio pode parecer estranho, mas os espelhos possuem o efeito ótico e mágico que ajudam a dar a sensação de amplitude em pequenos espaços. É uma saída simples e muito barata. Usando de maneira estratégica ele poderá trazer bons resultados. 

Mas, antes de instalar em definitivo, teste em todas as paredes e em diferentes momentos do dia. Conforme a luz do sol entra no ambiente, pode alterar o resultado. 

Assim como os quadros. Brinque com diferentes tamanhos, mas não se esqueça que moderação é tudo! Utilize, por exemplo, molduras grandes e pequenas, um acima e o outro um pouco mais embaixo. As ilustrações deixam o ambiente mais pessoal e ajudam a transmitir a personalidade dos moradores da casa. 

4 – O tapete ideal transforma o lugar

A presença de um simples tapete pode fazer a diferença em um projeto de decoração. Sendo proporcional ao ambiente, ele trará uma ideia de amplitude. Mas, é bom levar em consideração a tonalidade, evitando grandes contrastes com as cores da parede. É importante que exista uma harmonia no lugar, por isso prefira tapetes neutros ou com estampas que sejam menores. 

5 – Utilize o rack de modo estratégico 

Na sala de estar o rack com o painel de televisão é fundamental. Mas é nesta hora que não podemos esquecer que, em salas pequenas, devemos apenas focar no que é essencial. Tal qual os outros móveis, a instalação do rack deve ser muito pensada, principalmente no que diz respeito ao estilo, cor e material.

Ao contrário das antigas estantes, o rack não deve comportar toda a bagunça da casa. Ele deve servir de base estratégica para a decoração do ambiente, com objetos belos esteticamente ao mesmo tempo em que são úteis. 

6 – Opte por uma mesa prática 

A mesa de centro ou lateral deve apenas estar no espaço se ela realmente for adequada. O risco de se tornar um móvel desproporcional e sufocante é bem alto. Ela deve ser pequena e dialogar com o ambiente. Alguns modelos conseguem se encaixar no sofá, oferecendo uma maior mobilidade. 

Para valorizar as cores do ambiente, uma mesinha espelhada, com transparência ou mesmo com a base fina, são sempre uma boa pedida. Um vaso com flores frescas, um pequeno livro de fotos ou, porque não, o controle remoto da televisão. Deposite na sua mesa o que mais lhe for conveniente. 

7 – Cortina e luminárias: luz, muita luz! 

Como decorar uma sala pequena com cortinas e luminárias

Por ser um dos ambientes mais habitados dentro de uma casa, a sala, juntamente com a cozinha, devem ser sempre lugares bem iluminados. Com o espaço reduzido, a escolha de tons neutros e materiais naturais como a madeira, nas paredes e pisos, clareia o local. 

Cortinas de tecidos leves e modernos ajudam a dar uma sensação de delicadeza e suavidade ao ambiente. Para trabalhar com amplitude, prefira cortinas que possam cobrir a extensão de toda a parede. 

Quanto às luminárias, uma boa estratégia é pensar em diferentes focos de luz, criando um jogo variado e independente, que podem ser acesas de acordo com a luminosidade do dia. As lâmpadas mais frias ajudam a deixar a sala mais clara. 

8 – Invista na cor branca

A cor branca nas paredes lhe dará uma maior luminosidade, servindo como um refletor da luz natural que vem de fora. Isso ajuda a tornar a percepção do ambiente maior do que ele realmente é. Além do que, ela possibilita na decoração um mundo de possibilidades e facilita muito na junção dos elementos decorativos. 

Ideias de como decorar uma sala pequena 

Confira uma seleção de projetos executados pelo Arquiteto de Bolso:

Sala de estar com parede de tijolinho e iuminação estratégica em diferentes pontos

Como decorar uma sala pequena com parede de tijolinho e iuminação estratégica em diferentes pontos

A sala de estar estreita com o rack funcional em madeira proporciona um ambiente claro

como decorar uma sala de estar estreita com o rack funcional em madeira proporciona um ambiente claro

A cortina ampla, em cor clara e com o tecido leve ilumina ainda mais o ambiente

Como decorar uma sala pequena com cortina ampla, em cor clara e com o tecido leve ilumina ainda mais o ambiente

A união entre o sofá e poltrona como alternativa confortável para sala pequena

Como decorar uma sala pequena com a união entre o sofá e poltrona como alternativa confortável para sala pequena

Quadros em diferentes tamanhos e posições ajudam a deixar o ambiente jovem

Como decorar uma sala pequena com quadros em diferentes tamanhos e posições ajudam a deixar o ambiente jovem

Sala de televisão com parede lateral de tijolos

sala pequena de televisão com parede lateral de tijolos

Sala de estar junto com a sala de jantar

Como decorar uma Sala de estar pequena junto com a sala de jantar

Gostou das nossas dicas de como decorar uma sala pequena? Então entre em contato com a gente e solicite um projeto para você que caiba no seu bolso!

9 dicas para ter uma cozinha simples e bonita

Artigo anterior

Fachada de casa: 9 inspirações para encontrar uma que seja a sua cara

Próximo artigo

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.