Como escolher tinta para o seu ambiente?

Compartilhe

Vai fazer uma reforma em sua casa ou apartamento novo ou acabou de se mudar para uma moradia nova, e você quer dar a sua cara ao ambiente, não é? As paredes estão entre as primeiras da lista de mudanças para um visual repaginado. Por isso mesmo é preciso saber como escolher tinta, antes de ir à loja comprar os tons e tipos ideais.

Para cada necessidade, gosto e ambiente, há uma tinta que vai atender melhor. Existem vários tipos de tintas, por isso é importante saber como escolher o tipo adequado. Assim, suas paredes, móveis e janelas vão durar bastante tempo e você não vai gastar dinheiro com reparos a curto prazo.

Descubra neste artigo, dicas valiosas de como escolher tinta para o seu ambiente, e garanta uma decoração na medida certa para o seu espaço!

[the_ad_group id=”72″]

Como escolher tinta, entre diferentes tipos e aplicações?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para cada situação, há um latão. O tipo de tinta influencia desde a durabilidade da parede ao efeito visual produzido. Sem contar que alguns tipos de tintas só aderem a certos materiais, portanto, é imprescindível saber qual produto é adequado para sua necessidade.

>>> Veja também: 8 dicas para fazer seu jardim vertical de apartamento.

Tinta epóxi

A tinta epóxi é feita a base de solvente ou de água, e é mais voltada para a pintura de pisos, azulejos e locais que precisam de uma maior resistência contra impactos ou a passagem de pessoas.

Essa tinta ainda requer uma técnica e equipamentos específicos para ser aplicada. Portanto, se optar por ela, chame um serviço especializado para aplicação.

Verniz

O verniz é uma espécie de esmalte, indicado para madeira. Sua ação cria uma camada protetora ao material, contra água, sujeira e deterioração pelo sol.

Aplicar o verniz na madeira, além de garantir maior proteção à peça, ainda facilita a limpeza. O verniz pode ser limpo com um pano úmido, sem correr o risco de umedecer a madeira, o que a deixaria inchar e apodrecer com o tempo.

Tinta acrílica

É a tinta que provavelmente você já conhece, ou até comprou na última vez que reformou sua casa. Pode ser aplicada em paredes internas ou externas, em alvenaria, gesso e outros materiais. Cada fabricante trabalha com uma formulação e confere maior ou menor resistência a essa tinta, que é feita a base d’água e pode ser lavada.

Tinta (látex)

É uma tinta simples feita a base d’água que oferece baixa resistência, sendo mais indicada para paredes internas, em áreas que não sofram desgastes. Uma boa opção é usar esse tipo para pintar tetos, que ainda pode ser lavados com água e um pano se estiverem sujos.

Tinta esmalte

A tinta esmalte é indicada para metais ou madeira que você precisa garantir uma boa durabilidade. É feita tanto a base de solvente como água, mas na primeira opção, conserva um forte cheiro que precisa de vários dias para ser eliminado de dentro dos ambientes.

Tinta óleo

É feita a base do líquido viscoso que garante bastante durabilidade para peças de madeira ou metal, principalmente para as que ficam expostas ao sol e chuva. Também pode servir para pintura de móveis nestes materiais, como janelas, portas e bancadas.

Como escolher tinta pensando no efeito visual?

Como escolher tinta, efeito visual

Você também deve levar em conta o efeito que deseja produz no ambiente, ou mesmo considerando as características de cada espaço. Seja o ambiente pequeno, grande, com madeira, com metais, uma sala, um quarto, uma cozinha etc.

Cada espaço tem um perfil único e aliar o seu gosto às condições que cada cômodo oferece com a tinta do perfil adequado, vai produzir um ótimo efeito.

Acetinada

O tipo acetinado confere pouco brilho, o que é ideal para lugares em que você não quer destacar muito, ou mesmo que precisam de uma resistência maior. Quartos e salas podem receber essa tinta, já que ela ajuda também a dar mais expressividade ao espaço.

Fosca

O perfil de tinta fosca garante uma camuflagem de pequenos defeitos e imperfeições em paredes, portas e janelas. Ainda nas paredes, esse tipo ajuda a distribuir melhor a iluminação, tanto natural quanto elétrica.

Brilhosa

As tintas brilhosas dão maior proteção onde são aplicadas, a exemplo da tinta epóxi, que confere uma película protetiva em pisos e azulejos. O verniz brilhoso também produz o mesmo efeito visual.

Tanto no caso de como escolher tinta epóxi quanto verniz, deve-se passar várias demãos para garantir o efeito brilhoso e resistente.

Semibrilhosa

Indicada para ambientes em que você não quer nem um destaque tão acentuado e nem que fique apagado. Pode ser usada em espaços pequenos, já que também ajudam a simular uma amplitude do ambiente, sem que você você precise retirar móveis ou objetos para eliminar espaço.

Como escolher tinta de acordo com o tipo do ambiente?

Como escolher tinta, tipos

Sempre considere o seu tipo de ambiente e local que será pintado, para não errar na hora de como escolher tinta.

Paredes, janelas, móveis de lavanderias e espaços abertos precisam de tintas que garantam resistência contra umidade e sujeira. Já paredes internas, dependendo do ambiente, podem ser laváveis e foscas, para ajudar na limpeza e na iluminação.

Como escolher tinta na quantidade certa?

Como escolher tinta, lata cheia de tinta

A quantidade de tinta a ser usada depende da metragem ou das peças que pretende pintar, mas de modo geral, você pode se acalmar sobre esse aspecto. Boa parte dos fabricantes indica a quantidade e o rendimento da tinta na própria lata.

Também, para garantir a hora de como escolher tinta, é importante pedir um auxílio a um vendedor, para levar o modelo e quantidade certas.

Sempre considere comprar uma quantidade com uma sobra, porque dependendo do estado da parede ou das peças, a tinta é mais absorvida. O que requer várias demãos para que fique do jeito que você quer. Também, essa margem pode servir para retoques que você fará com o passar dos anos.

Aprender como escolher tinta depende de uma série de detalhes, mas que no final reforçam uma compra segura e muito adequada ao que você deseja. Afinal, pintar a casa dá um trabalho, que se não for seu, vai ser feito por um profissional. Por isso a cor e o efeito devem ser calculados para ficarem bons de primeira.

Comente aqui abaixo para a gente saber quais são os ambientes da sua casa ou apartamento que precisam de uma nova pintura, e quais as tintas que pretende usar!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.