Como fazer um jardim: 5 tipos de jardins lindos e simples

Compartilhe

Cansou daquele aspecto de ambiente sem vida? Uma excelente opção para dar mais ânimo e cores e aproveitar melhor o seu espaço é decorar com plantas. Saiba que há vários tipos de jardins simples e muito bonitos que complementam com requinte e delicadeza o local. Basta você saber como fazer um jardim.

Plantas são seres fantásticos, companhias para você, decorações para o espaço e também um ótimo meio de relaxar e contemplar a natureza. Nem que seja em um cantinho. Para conquistar esse espacinho harmônico, não é preciso colocar quilos de terra e adubo e fazer um curso de jardinagem.

Por isso, para desmistificar a ideia de que é preciso ser especialista em plantas, trouxemos este post com 5 ideias de como fazer um jardim. Vamos lá?

[the_ad_group id=”72″]

1. Como fazer um jardim de canto

Como fazer um jardim de canto

Imagem: Pinterest

Se você vive em um apartamento, sabe que espaço é prioridade, principalmente quando se trata de ambientes compactos. Por isso, jardins de canto são exemplos de como aproveitar o ambiente da melhor forma e conferir um clima mais equilibrado ao espaço.

Ergonomia, beleza e praticidade estão nesse tipo de jardim, que pode ser feito com pedrinhas brancas — seixos brancos —, e plantas variadas para o local. Use espécies de porte alto, para que o jardim ganhe destaque, já que ficará em um canto entre paredes.

2. Plantas em vasos

Como fazer um jardim, plantas em vasos

Imagem: Pinterest

Nada mais prático em como fazer um jardim, do que usar plantas em vasos. Nessa hora você pode variar ao máximo nos tipos de vasos, sempre acompanhando a decoração da casa, seja em complementação ou em contraste com o restante do ambiente.

Também, varie no perfil dos vasos: escolha redondos, quadrados, hexagonais, altos, baixos, e de todos os tipos que achar propício para o lugar. Claro, sempre preservando plantas que se adaptem melhor ao espaço interno do vaso em que ficarão. Muitas espécies crescem bastante e exigem a troca para um vaso maior com o tempo.

Encontre diferentes vasos para montar o seu jardim, na Tok&Stok!

3. Debaixo da janela

Como fazer um jardim, plantas em vasos

Imagem: Pinterest

Que tal unir um aspecto vital para a planta, com um apelo para o seu espaço? O jardim debaixo de janelas faz isso, já que mantém as espécies sempre recebendo luz natural, e o seu ambiente fica com um destaque em um local estratégico. Assim, você e suas visitas poderão admirar as plantinhas.

Na hora de como fazer um jardim embaixo de uma janela, escolha suportes prontos que tanto servem para outros ambientes como podem ser adaptados neste espaço. As plantas que devem ficar neste local precisam ser do tipo que podem ficar a meia sombra e a sol pleno. Isso manterá o seu jardim sempre vistoso.

Descubra plantas para decorar o seu espaço, na Tok&Stok!

4. Vertical na cozinha

Como fazer um jardim vertical na cozinha

Imagem: Pinterest

Um ambiente que recebe muito bem um jardim é a cozinha. E porque não montar um do tipo vertical no espaço? Você ainda pode fazer sua própria horta no mesmo espaço.

Você pode usar estruturas prontas de bambu ou de ripas de madeira para pendurar os vasinhos com as plantas. A dica de como fazer um jardim vertical neste espaço, é sempre deixar esse décor afastado do fogão, já que a gordura e o calor dos seus preparos interfere na vida das plantas.

5. Na área externa

Como fazer um jardim na varanda

Imagem: Pinterest

Nada melhor do que um espacinho em uma área externa para tirar um descanso. Decorar o local com plantas ainda ajuda a dar mais equilíbrio ao lugar, além de muita inspiração.

Áreas externas podem ser tanto sacadas de apartamentos quanto varandas ou lajes com área útil. Estes locais, quando cobertos, podem receber plantas que suportem bastante iluminação e água. Assim, faça chuva ou faça sol você pode relaxar que suas plantas se adaptam ao clima.

Este tipo de jardim pode ter o porte e modelo de acordo com o tamanho e condições do espaço. Pode ser vertical, montado no chão, utilizar vasos dispostos em móveis e objetos variados, entre outros tipos de montagens.

Não se esqueça que você pode sempre pegar essas dicas e ainda usar a sua criatividade em como fazer um jardim, para criar sua própria decoração. Desde reaproveitar móveis de casa, a materiais recicláveis. Banquinhos, mesinhas e outros móveis são exemplos para gastar pouco e garantir o charme do lugar.

Não perca nenhuma novidade do nosso blog. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos com dicas sobre decoração de interiores e arquitetura toda semana!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.