Como fazer uma lista de itens para sala de estar

Compartilhe

Montar a lista de itens para sala de estar é fundamental para garantir a beleza e a funcionalidade do espaço, afinal, é nesse cantinho da casa que você e sua família vão se reunir para se divertir,  relaxar e bater papo até altas horas da noite.

Esse ambiente, portanto, deve ser acolhedor e permitir que todos os moradores se sintam confortáveis para ler ou ver televisão, por exemplo.

Preparado para mudar a decoração da sala de estar? Então confira como fazer uma lista de itens essenciais e torne essa tarefa muito mais fácil!

[the_ad_group id=”181″]

 

Conte com suporte de especialistas

Quer ajuda profissional para montar a lista de itens para a sala? No Arquiteto de Bolso, depois da consultoria, você sairá com uma lista completa do que comprar para decorar cada cantinho da casa. Além disso, a equipe oferece algumas recomendações de lojas onde comprar cada peça.

Fique atento aos objetos que não podem faltar na lista de itens para sala de estar

Alguns objetos não podem faltar na decoração desse cantinho da casa!

Móveis 

Aqui estão as cinco peças de mobília que tornarão o espaço funcional e aconchegante:

Sofá

O sofá é a maior peça do mobiliário e é fundamental para definir o estilo de decoração. Existem várias opções: você pode escolher um móvel tradicional ou um secional, que oferece uma espreguiçadeira estendida para relaxar.

Sofás retangulares são mais usados em salas mais formais, já os modelos em L são mais indicados para quartos ou ambientes mais casuais. A espreguiçadeira é ótima para relaxar, assistir TV, tirar um cochilo no fim da tarde ou acomodar hóspedes extras.

Mesa de centro

A mesa de centro torna o espaço mais pessoal e acomoda o café da manhã, o almoço e todos os seus itens pessoais ao longo do dia. Uma peça de rústica de madeira é uma opção sempre atual, que combina com estilos de decoração industrial ou contemporânea.

Outra opção é a mesa de tampo de vidro, muito usada em espaços com design marcante. Sobre o tampo é possível exibir obras de arte, livros e objetos pessoais.

Foto: wildflower.home.blog

Console

Se você gosta de ligar a TV no fim do dia e desfrutar da sua série favorita na Netflix precisará de um console para a televisão. Uma peça de cores neutras e linha retas tornará o espaço mais elegante e funcional.

Mesas de canto

As mesinhas de canto são ótimas para apoiar abajures ou o controle remoto. As peças com pés de ferro fundido e de madeira de demolição dão um charme extra ao espaço.

Cadeiras

A sua lista de itens para sala deve ter, pelo menos, uma cadeira – essa peça equilibra o espaço e garante assentos extras. Quando colocada ao lado do sofá, cria um canto aconchegante para conversar com os convidados.

Também pode ser usada como uma peça de decoração: nesse caso, serve de apoio para livros e objetos pessoais dos moradores.

Decoração

Claro, a sala de estar também deve ter peças que esbanjam estilo como livros e objetos de arte. Uma parede nua pode fazer uma sala parecer pesada – adicione peças ousadas para quebrar o grande espaço em branco e adicionar um toque de ousadia.

Tapete

Além de tornar um ambiente muito mais acolhedor, os tapetes conectam o sofá, a mesa de centro e a cadeira. Devem preencher o espaço sem tocar as paredes – o ideal é deixar pelo menos 30 cm de cada lado, isso tornará a decoração “mais leve”.

Os tapetes devem ser grandes o suficiente para ficarem sob os pés dianteiros de todos os móveis sob os quais são colocados. Se você seguir essa regra, encontrará um tapete de tamanho perfeito!

Lustre

Escolha um lustre suspenso que tenha pelo menos 4 lâmpadas para garantir que a sua sala de estar fique sempre bem iluminada. Caso o pé direito seja muito baixo, opte por luzes embutidas.

Luminárias de mesa

Embora os móveis roubem a atenção ao fazer a lista de itens para sala, os abajures não devem ser esquecidos, pois, são muito elegantes, práticos e funcionais.

Você pode colocar um par de abajures em mesas de realce em ambos os lados do sofá – uma decoração clássica, popular há muitos anos. Além de ser uma boa fonte de iluminação, essa peça adiciona mais personalidade a decoração.

Agora que você já sabe como montar a lista de itens para sala, que tal conhecer melhor o estilo industrial?

[the_ad_group id=”126″]

[adsforwp-group id=”3739″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.