Como organizar o guarda-roupa? 5 dicas infalíveis!

Compartilhe

Mesmo em tempos de isolamento social, a rotina de muitas pessoas continua a todo vapor. Ao longo da semana temos o costume de deixar as tarefas menos urgentes de lado, priorizando os momentos de descanso ou o lazer em família. Mas, quando esse hábito se torna frequente, é provável que, um belo dia, você comece a se perguntar: “como organizar o guarda-roupa para ter mais espaço e praticidade?”.

Como já sabemos bem, essa tarefa até parece fácil, mas requer o máximo de paciência e dedicação. Afinal, será preciso investir na limpeza do espaço, analisar os pertences que não servem mais, além de recorrer a mobílias próprias para essa finalidade e pensadas, exatamente, para economizar algumas metragens. Ou seja, o trabalho será longo!

Porém, isso não significa que a missão seja impossível. Com algumas dicas práticas, e um bom conhecimento, há a possibilidade de cumprir a tarefa sem dor de cabeça ou gastos excessivos. Para saber mais, fique de olho nas dicas que preparamos e transforme o seu dormitório em um piscar de olhos!

[the_ad_group id=”72″]

 

Dica #1: faça uma boa triagem nas roupas

Estamos vivendo na era do consumo e, a todo instante, somos instigados a comprar uma roupa, calçado ou acessório novo. Contudo, assim que o tempo vai passando, acabamos nos esquecendo de boa parte desses itens, ocupando um espaço dentro do armário que poderia ser melhor aproveitado.

Para acabar de vez com essa situação, a primeira dica sobre como organizar o guarda roupa é fazer uma bela triagem. Pegue todos os seus pertences e comece a analisar do seguinte modo:

  • o que ainda vale a pena usar;

  • o que você não usa mais;

  • o que merece uma reforma;

  • o que pode ser doado/vendido.

É interessante desapegar ao máximo, recorrendo à doação ou fazendo bazares para vender aquelas peças novas, mas que não se encaixam mais no seu lifestyle. Com essa parte concluída, comece a separar os itens por categorias, sendo elas:

  • blusas;

  • calças;

  • shorts;

  • saias;

  • vestidos;

  • camisas;

  • roupas íntimas;

  • roupas para malhar;

  • casacos ou jaquetas de inverno;

  • sapatos;

  • acessórios.

Seguindo esses passos, você conseguirá fugir dos excessos e organizar as coisas com mais facilidade, podendo partir para a próxima etapa da arrumação.

Dica #2: invista em móveis planejados

Outra estratégia muito utilizada por quem deseja economizar espaço e manter o guarda roupa arrumadinho, é apostar nos móveis planejados. Como o nome já revela, esse tipo de mobília é fabricada de acordo com as necessidades e preferências dos moradores, sendo uma ótima solução para proporcionar exclusividade e aproveitar cada medida disponível no cômodo.

E diferentemente do que se acredita por aí, você não precisa gastar todo o seu orçamento para investir na ideia. No mercado moveleiro, existem várias opções econômicas e que, ao mesmo tempo, são formadas por materiais de alta qualidade, como o MDF ou MDP. Ao adquirir móveis assim, será possível:

  • adquirir uma mobília resistente e com longa durabilidade;

  • deixar o seu quarto mais sofisticado e alinhado à arquitetura do apê;

  • aproveitar cada milímetro disponível, tendo mais facilidade para organizar suas roupas;

  • ter mais conforto para realizar a sua rotina ou receber visitas.

como organizar o guarda-roupa

Dica #3: utilize a técnica da setorização

Quer mais uma sugestão sobre como organizar o guarda-roupa? Utilize o truque da setorização. Não tem segredo nenhum, basta arrumar os seus pertences conforme a sua necessidade de uso.

Veja essas opções lindas de guarda-roupas na Madeira Madeira.

Por exemplo: durante o inverno, é possível deixar os trajes típicos do período em um local de fácil acesso, enquanto os itens de verão ficam armazenados no fundo do armário. Também é possível setorizar da seguinte maneira:

  • roupas formais;

  • roupas despojadas;

  • roupas para trabalhar;

  • roupas para ir ao parque, entre outras.

Em cada setor, você ainda pode incluir peças que conversem com o seu estilo e a ocasião em questão. Para o trabalho, é bom preservar as peças mais discretas, sem muitas estampas ou cores chamativas. Assim, você terá facilidade para “se encontrar” e não perderá mais horas e horas até montar um look bacana.

como organizar o guarda-roupa

Dica #4: faltou espaço? Recorra aos nichos e prateleiras

Quem vive em um apê pequeno já deve estar acostumado com a falta de espaço. E essa situação é ainda mais frequente em se tratando do guarda roupa. Porém, nada de entrar em pânico!

Atualmente, existem várias estruturas que podem ser levadas para o ambiente, com a finalidade de deixá-lo não somente mais organizado, como também, mais prático e funcional.

As clássicas prateleiras e os modernos nichos são um bom exemplo disso. Baratas e fáceis de encontrar, essas peças podem ser posicionadas em vários pontos do quarto, de acordo com a disponibilidade de espaço. Nelas, é possível incluir caixas organizadoras repletas de acessórios, calçados ou, até mesmo, roupas de cama e banho.

Bônus

Frequentemente, a cômoda, ou “mesinha de cabeceira”, é eliminada de uma decoração. Contudo, esse pequeno móvel pode se tornar extremamente funcional, possibilitando que você guarde itens de beleza, roupas íntimas e acessórios diversos.

como organizar o guarda-roupa

Dica #5: aposte em acessórios de organização

Cada guarda-roupa exige um tipo de organização diferente. Isso dependerá do seu estilo de vida, da quantidade de peças e, claro, do tamanho do seu móvel.

E em todos esses momentos, você pode contar com acessórios específicos para facilitar a tarefa e adaptar o local conforme a sua necessidade. Aqui, não falamos apenas dos tradicionais cestos organizadores, mas também, das colmeias, que são ótimas para armazenar sapatos.

Depois, temos ainda os cabides exclusivos para diferentes finalidades. Em uma rápida pesquisa na web ou em multilojas, você encontrará modelos para gravatas, e ainda outros, para guardar lenços, colares e por aí vai.

Dica extra

As etiquetas também ajudam — e muito! — na identificação de gavetas, araras ou caixas fechadas. Use e abuse desse recurso para manter o local sempre arrumado. É bem simples!

como organizar o guarda-roupa

Diz aí, depois dessas dicas sobre como organizar o guarda-roupa você acha que vai ter mais praticidade em seu apê? Aproveite para aplicar essas recomendações em outros cômodos e garantir um resultado ainda melhor.

E se você curtiu nosso post, compartilhe o link nas redes sociais e deixe os seus amigos por dentro. Eles também merecem conferir esse conteúdo!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.