cores que combinam com preto na decoração
Decoração para casa

Conheça as cores que combinam com preto na decoração

As cores possuem um impacto muito forte em uma decoração. Ao utilizá-las, conseguimos criar diferentes efeitos, deixar o ambiente com mais personalidade e, até mesmo, transmitir a ideia de que o cômodo parece maior ou menor do que realmente é. E, neste momento, alguns moradores começam a se questionar sobre quais são as cores que combinam com preto.

Isso porque, tal tonalidade é extremamente sofisticada e, de uns tempos para cá, vem sendo amplamente utilizada nos ambientes — seja naqueles exclusivos para a convivência, como a sala de estar e a de jantar ou, até mesmo, nos dormitórios ou escritórios.

Curtiu a ideia e quer saber como aplicá-la em seu apê? Então, não saia daí. Neste post, vamos explicar um pouco mais a respeito dessa tendência e como levá-la sem erro para qualquer um de seus cômodos. O sucesso será garantido! Confira as cores que combinam com preto na decoração!

A tendência da cor preta na decoração

Durante muitos anos, as pessoas evitaram utilizar a cor preta na decoração. O motivo? Para elas, essa tonalidade, por ser sóbria demais, era capaz de deixar o ambiente muito pesado e, em alguns casos, até sombrio.

Mas, felizmente, tudo mudou — graças aos avanços do mundo da arquitetura e design de interiores, esse público começou a se reinventar e perceber as inúmeras possibilidades que esse tom é capaz de oferecer em um lar.

Hoje, conseguimos identificar o preto não somente nos detalhes de um décor, como também, na pintura de paredes, no revestimento e, inclusive, no mobiliário. Uma vez presente em um local, essa tonalidade consegue oferecer diferentes benefícios, sendo os principais deles:

  • versatilidade: por ser neutro, o preto conversa bem com vários estilos de decoração;
  • conforto visual: você, dificilmente, enjoará da composição;
  • possibilidades infinitas: a tonalidade pode ser combinada com cores claras, intensas, itens metálicos e por aí em diante;
  • mais energia: o preto consegue criar excelentes contrastes, ainda mais, quando coordenado com cores mais claras.

Conheça mais sobre cores que combinam com preto!

Cores que combinam com preto

Assim que se aprofundar nas vantagens de usar e abusar desse tom em uma decoração, chega o momento de descobrir quais são as cores que combinam com preto. Já adiantamos que existem várias.

Tudo dependerá, do seu estilo preferido e dos efeitos que deseja conquistar em uma ambientação. Vamos ver quais são as opções mais utilizadas pelo público? Abaixo, separamos algumas recomendações fantásticas!

Cores que combinam com preto

Foto: Reprodução hunker.com

1. Preto com branco na decoração

Aqui, temos uma combinação clássica — o preto e branco. Ideal para quem se identifica com estilos decorativos mais tradicionais ou contemporâneos, esse tipo de composição é excelente para deixar o cômodo com um visual clean, equilibrado e, ao mesmo tempo, discreto.

Já se você desejar um toque extra de personalidade, ainda é possível adicionar outros tons igualmente neutros no local. Esse é o caso do cinza ou do bege, que se encaixam perfeitamente em áreas como os dormitórios, as salas de jantar ou estar, assim como, a cozinha ou o lavabo.

Não é à toa que o branco ficou conhecido como uma das principais cores que combinam com preto.

Dica bônus

Para que o local não fique muito carregado, uma solução é utilizar o preto somente no chão. Assim, a mobília, os revestimentos e os demais objetos que compõem o espaço podem ser pautados por tons neutros, ou então, por detalhes também em preto. O resultado ficará incrível!

Preto com branco na decoração

Foto: Reprodução acraftedpassion.com

2. Preto com tons amadeirados na decoração

Depois das cores já tradicionais, existem outros elementos que conversam perfeitamente com a cor preta, sabia? Um deles, são as peças em madeira — uma matéria-prima que está em alta na arquitetura e pode fazer parte do seu apê. Elegante e acessível, essa dupla deixará o seu espaço transbordando bom gosto, ainda mais, se a proposta for aplicada no hall de entrada ou na cozinha.

Tons de madeira são acertadamente cores que combinam com preto!

No cômodo, o uso de outras tonalidades também pode ser considerado, a fim de deixar o local mais divertido, despojado e pronto para receber as visitas. Seguindo essa proposta, destacamos os objetos decorativos pautados por tons vibrantes, tais quais as luminárias amareladas, os relógios de parede vermelho, os pôsteres coloridos e demais utensílios capazes de se destacar.

Preto com tons amadeirados na decoração

Foto: Reprodução fashiioncarpet.com

3. Preto com cor de rosa na decoração

O combo preto + rosa é uma sugestão ideal para quem deseja utilizar o preto, mas sem abrir mão da delicadeza. Tal proposta fica excelente quando levada para ambientes privados — dormitórios, closets e banheiros fazem parte dessa lista.

Caso você prefira um resultado mais jovem e despojado, também há a possibilidade de mesclar essa dupla de tonalidades com outras mais intensas. Exemplos disso? O pink ou o rosa neon.

Preto com cor de rosa na decoração

Foto: Reprodução etsy.com

4. Preto com cores dourado na decoração

Temos aqui, uma sugestão para os apaixonados por decorações luxuosas e sofisticadas. O uso de preto com dourado é uma proposta que está, há anos, em alta no setor da arquitetura, e transfere muita personalidade para um ambiente, podendo surgir em papéis de parede, na mobília ou, simplesmente, no mix entre revestimentos diversos.

A única recomendação, é prezar pelo equilíbrio e evitar sobrecarregar o local, mantendo o dourado somente nos detalhes. Você ainda pode recorrer a uma terceira tonalidade, com a intenção de garantir um efeito ainda mais discreto, leve e agradável.

Se você não dispensa a cor do ouro em sua decoração, confira mais cores que combinam com dourado!

Preto com cores dourado na decoração

Foto: Reprodução delightfull.eu

5. Preto com turquesa na decoração

Sentindo falta de um pouco de vida e energia em seu apê? Então confira mais sobre o turquesa, uma das cores qeu combinam com preto.

Uma boa estratégia, é investir na combinação de tons de turquesa com preto. Atual e refrescante, esse tipo de azul, com nuances esverdeadas, é muito utilizado em espaços refinados, clássicos, mas também originais.

A ideia pode ser aplicada em salas de estar, de jantar, no dormitório, no office ou nos quartos. Entre os itens que melhor recebem o tom, destacamos os móveis, que é o caso das poltronas, sofás, mesinhas laterais ou puffs. O preto, por sua vez, deve surgir em racks, tapetes, aparadores, paredes e demais estruturas. Deixe a imaginação fluir!

Preto com turquesa na decoração

Foto: Reprodução casavogue.globo.com

6. Preto com amarelo na decoração

Pode parecer uma proposta ousada demais, mas experimente dar uma olhada na beleza de um ambiente bem decorado com cores bases em preto e amarelo! A beleza desse espaço é incomparável!

Usando o amarelo junto com preto é possível construir ambientes lindos em estilo contemporâneo! Mas também é possível investir pesado no estilo industrial, que está super em alta. Assim, o amarelo se consolida como uma das cores que combinam com preto!

Outra possibilidade bastante interesssante de usar preto com amarelo é que essas cores permitem formar ambientes retrô. Imagine a geladeira amarela em um espaço com base em preto?

Se você gosta de tons mais suaves, invista no amarelo em tom pastel com preto em outros detalhes. Nossa dica são almofadas amarelas claras e cadeiras em amarelo vivo, tudo isso contrastanto com móveis e outros detalhes em preto!

Cores que combinam com preto; preto com amarelo na decoração

Foto: Reprodução Pinterest

7. Preto com vermelho na decoração

O vermelho permite literalmente tudo! Ambientes super ousados, salas mais sofisticadas, tudo é possível usando vermelho e preto! O vermelho é, sem dúvida, uma das cores que combinam com preto!

Para investir nessa decoração linda, é preciso se lembrar dos tonalidades. Vermelho vivo é uma opção, mas existem outras. O vermelho queimado na cor do tapete ou das cortinas é uma ótima opção com o preto.

Quem gosta mais dos tons alaranjados pode usar o sofá nessa cor e os móveis da sala em preto! Não tem como errar! O segredo é investir em objetos de decoração que combinem com essas cores.

Para um ótimo resultado, invista em quadros em preto e branco e use sofás vermelhos mais suaves. Saiba mais sobre de

Outra ótima ideia é usar o vermelho somente nos objetos de decoração. Imagine uma sala em preto com almofadas e pufs vermelhos! Não dá para superar, não é mesmo?

Cores que combinam com preto; Preto com vermelho na decoração

8. Preto com prateado na decoração

O prateado permite muitos resultados em termos de decoração. O principal motivo é que os tons metalizados em prata são muito versáteis. Assim, investir no preto com prata pode resultar em estilos muito diversificados e lindos!

Uma primeira opção é fazer um ambiente sóbreo usando tons prateados e preto. Para isso, use o preto como base nos sofás ou bancos e invista nos lustres ou luminárias prateadas!

Já para cômodos com ares mais modernos, os tons em prata podem ser o tom central! Nesse caso, usar tapetes grandes prateados e o preto somente nos detalhes certamente resultará em uma decoração incrível!

Mas se você quer arrasar com se quarto, use mesmo o prata com preto! Os tons mais claros em prata podem tomar conta do quarto.

Assim é possível criar um ambiente muito aconchegante. O preto, nesse tipo de decoração, vem com a função de quebrar o brilho do tom prateado! Invista em edredons, tapetes e almofadas pretas!

Cores que combinam com preto; Preto com prateado na decoração
Foto: Reprodução Pinterest

9. Preto com lilás ou roxo na decoração

Quer saber de mais cores que combinam com preto, pense no lilás e roxo! Quando falamos em preto e roxo jutnos, a imagem pode nos parecer sombria. Mas quando utilizada com os tons certos, essas cores juntas formam decorações maravilhosas!

Uma ótima ideia é pintar uma das paredes de lilás mais claro e investir nos móveis pretos. Cortinas em tons de lilás e roxo também são ótimas para quartos e salas de estar.

O lilás também fica lindo quando usado em alguns móveis. Uma poltrona lilás ou a roupa de cama nessa cor pode compor uma decoração impecável com a base preta de fundo.

Se você adora preto e lilás, mas acha as cores muito carregadas, é possível quebrar essa impressão. Para isso, basta usar outros tons juntos com preto e lilás, como o branco ou cinza claro, por exemplo.

Nossa dica para uma sala incrível é usar sofá roxo forte com mobília preta. As paredes podem ser pintadas em tons clarou para neutralizar. Mas quem deseja um resultados mais forte pode usar cinza chumbo!

Cores que combinam com preto; Preto com lilás ou roxo na decoração
Foto: Reprodução Pinterest

10. Preto com cinza na decoração

Uma das combinações mais clássicas do mundo da decoração! O cinza é um tom derivado do preto e pode ser alcançado com a mistura de tintas. Não é possível desprezar o cinca como uma das cores que combinam com preto!

Assim, quem está fazendo paredes com partes pretas, pode optar por tons variados de cinza para compor ambientes incríveis! Uma ótima dica é fazer uma parede em chumbo. As demais podem ser pintadas em cinza claro e os móveis, sempre pretos, é claro!

A grande vantagem de usar preto com cinza juntos é a variedade de estilos. As duas cores permitem tanto ambientes clássicos quanto decorações muito modernas.

Para manter o clássico, invista no cinza mais escuro e na iluminação amarelada e sóbria. Já para visuais mais modernos, o cinza mais prateado pode ser uma excelente alternativa!

Que tal pensar em uma sala com predominância cinza nos sofás? Uma ótima ideia é usar os móveis de centro em preto e investir nos objetos de decoração em cores pasteis, como salmão ou rosa claro!

E quem adora cinza pode conhecer muito mais ideias sobre o uso dessa cor na decoração clicando aqui!

Cores que combinam com preto; Preto com cinza na decoração
Foto: Reprodução Pinterest

Como usar o preto fosco?

O preto fosco se tornou tendência em decorações há alguns anos. Mas pode surgir dúvidas de como usar essa cor sem carregar demais o ambiente.

Bom, primeiro é preciso pensar que o preto fosco é uma cor muito elegante. Assim, é possível usar móveis em preto fosco com decoração prata ou branca. O sucesso dessas cores é certeiro!

Mas também é possível que você queira construir um dos ambientes em preto pesado. Essa possibilidade fica incrível para salas de TV, ambientes para guardar livros ou bares em casa.

A dica do preto fosco é sempre a iluminação! Iluminação mais branca e clara deixará o ambiente menos carregado e fará do preto fosco uma alternativa bastante moderna de decoração.

Já para investir em ambientes trevosos, o preto fosco com luz baixa é a solução! Não tenha medo do preto, ele é amigo da decoração há muitos anos! Veja mais dicas sobre cores que combinam com preto!

Cores que combinam com preto; preto com objetos coloridos na decoração

Foto: Reprodução Pinterest

 

É uma boa ideia usar preto e colorido?

Nós sempre ouvimos que preto combina com tudo. Mas na decoração, isso é sempre uma meia verdade. O tudo é muito relativo é precisa ser pensado com cuidado. É preciso avaliar quais cores combinam com preto antes de investir no colorido!

Uma proposta bastante ousada que pode compor ambientes alegres e modernos é usar preto com objetos coloridos. O resultado dessa decoração é realmente incrível.

Quem adora uma sala bem decorada pode apostar em sofás pretos em tecidos que imitam couro e investir em objetos de decoração como quadros e almofadas.

Outra ideia é apostar em uma das paredes em preto fosco, como a parede que fica atrás do sofá ou da cama e utilizar nelas quadros bem coloridos, em estilo contemporâneo. A decoração preta com colorido permite ainda o uso de poltronas ou sofás em diversas tonalidades, com azul ou amarelo!

Cores que combinam com preto; preto com objetos coloridos na decoração

A parede preta na decoração é, sem dúvida, uma excelente ideia que causa um visual de impacto para quem entra. Apesar de parecer pesada, uma das paredes pretas em um cômodo muda toda a aparência do local.

Além disso, como boa cor neutra, o preto permite destaque para objetos de decoração. Quem pretende ter ambientes bem cuidados e acolhedores em casa, não pode desprezar a força do preto!

Se você também adora uma casa bem cuidada e deseja melhorar sua qualidade e vida no seu lar, conheça o Arquiteto de Bolso! Contratando nossos profissionais você pode personalizar os ambientes de sua casa por valores muito abaixo do mercado.

Agora que você já acompanhou mais dicas sobre as cores que combinam com preto, conheça alguns ambientes projetados pelo Arquiteto de Bolso e invista em sua casa!

Quarto maravilhoso para o seu filho por até R$3000

Artigo anterior

Decore sua sala de estar com menos de R$3000

Próximo artigo
Marina Martins
Marina é jornalista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Atua há mais de cinco anos escrevendo sobre arquitetura, design e construção. Atualmente, cursa pós-graduação em Comunicação de Moda (Universidade Anhembi Morumbi) e MBA em História da Arte (Universidade São Camilo). É apaixonada por artes e não dispensa uma boa série nas horas vagas.

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.