Decoração com cimento queimado para deixar a casa linda

Compartilhe

Facilidade de aplicação, custo relativamente baixo e um toque industrial muito bonito. Essas são algumas das qualidades da decoração com cimento queimado. Ele combina com muitos estilos de ambiente e artigos decorativos, sendo uma escolha ideal para aquela reforma que você quer fazer no seu apartamento ou casa.

Um estilo que aparentemente não tem muito requinte, mas que, na prática, traz ótimos resultados em projetos pequenos e grandes. O cimento queimado garante tanto o aspecto robusto quanto equilibrado — basta saber dosá-lo.

Quer saber como conseguir um ótimo efeito no seu ambiente fazendo a decoração com cimento queimado? Confira este artigo com dicas essenciais para esse décor!

[the_ad_group id=”72″]

Use a decoração com cimento queimado no quarto

Decoração com cimento queimado, quarto

Imagem: Pinterest

O quarto é um ambiente que pode receber muito bem o cimento queimado nas paredes ou mesmo no chão. Atente-se apenas ao estilo dos móveis e das decorações que já estão presentes no espaço. Se elas forem muito escuras, use apenas em uma parede.

Você pode usar uma parede de cimento queimado atrás da cama, assim cria um efeito em destaque tanto nela quanto na mobília. Com a cama, uma mesinha e outros artigos, essa decoração fica nota dez.

Veja mobiliário e artigos para quarto na Tok Stok!

Faça a sacada com cimento queimado

Decoração com cimento queimado, sacada

Imagem: Pinterest

Sacadas de apartamento podem receber muito bem o cimento queimado para a decoração. Esse décor confere um aspecto mais industrial ao ambiente, e bastante notoriedade, já que está em um lugar que recebe muita luz natural. Com a iluminação, esse acabamento obtém um efeito muito distinto.

A sacada ainda pode ser preenchida com um jardim vertical, uma mesinha e outras decorações. Assim, o espaço ganha um clima descontraído com a mistura da decoração com cimento queimado mais os detalhes vivos e naturais.

Ainda, utilizar o cimento queimado na sacada é uma ótima forma de você conservar por muito tempo a área. Essa aplicação é muito resistente à ação do sol e chuva, portanto, pode se tranquilizar quanto a isso.

Renove a pia do banheiro

 

Imagem: Pinterest

Mesmo que você tenha um banheiro pequeno, saiba que pode aplicar cimento queimado em um artigo que dará outra cara ao ambiente. A pia do toalete pode ser feita com esse acabamento e com a cuba aparente branca, cinza ou preta, que fica um charme.

Defina o porte da pia de acordo com o banheiro: se for muito pequeno, prefira que seja mais estreita e achatada, já se for grande, pode colocar uma peça grande. Capriche também na iluminação e nos artigos ao redor, como espelho, aromatizador e plantas, para dar brilho à peça.

Conheça artigos de decoração para incrementar o seu banheiro, na Tok Stok!

Construa uma bancada dividindo sala e cozinha conjugada

Decoração com cimento queimado, bancada

 

Imagem: Pinterest

Se você pretende fazer, ainda não pensou ou mesmo já tem sua sala e cozinha conjugadas, é hora de incrementá-la com o cimento queimado.

Quando o espaço conta com uma parede dividindo metade da área ou uma bancada, dá para aproveitar essas peças com a decoração de cimento queimado.

As peças e estilo do entorno do ambiente pode ser em madeira, em cores neutras ou em tons vivos. O que complementa ainda mais o estilo do lugar e dá a beleza que ele merece junto à decoração com cimento queimado.

Monte uma banheira de cimento queimado

Decoração com cimento queimado, banheira

Imagem: Pinterest

Sabia que o seu banheiro pode ser ainda mais incrementado com uma pequena banheira feita com o acabamento em cimento queimado?

Esse item, que à primeira vista pode parecer de luxo, pode ser projetado de acordo com o espaço que você dispõe — sem exigir uma reforma grande para a instalação. A peça cria além de um espaço charmoso dentro do banheiro, com um aspecto diferente do convencional, um local para você relaxar enquanto se banha.

Atente-se também para que os outros itens do banheiro acompanhem a banheira, para harmonizar. Você pode usar azulejos ou piso branco, iluminação natural e artificial, e móveis em tom que combine. Armários e um banquinho, por exemplo, podem ser de madeira de lei, para conferir mais um detalhe charmoso.

Inove a parede da sala

Decoração com cimento queimado, sala

 

Imagem: Pinterest

A parede da sala combina perfeitamente com a decoração com cimento queimado. Você pode escolher esse tipo de acabamento em todas as paredes da sala, envolvendo o cômodo em uma atmosfera mais fechada e sóbria como também plicar o estilo em uma só parede — à sua escolha.

Nesse sentido, não há regras sobre qual parede escolher: pode ser onde fica o sofá, a TV, ou outra que faça parte do ambiente. Espaços pequenos pedem por uma moderação no uso do cimento queimado, já os grandes podem receber maiores “doses” desse décor.

Descubra decorações para sua sala, na Tok Stok!

Diferencie a cozinha

Decoração com cimento queimado, cozinha

 

Imagem: Pinterest

Sua cozinha pode ficar muito diferenciada com a decoração com cimento queimado. Esse décor pode ser feito nas paredes como também no chão, o que confere um contraste perfeito com o mobiliário do lugar.

Ainda, o cimento queimado é um facilitador na hora da limpeza, já que se assemelha bastante a tinta epóxi, que serve para proteção e brilho de superfícies.

O cimento queimado tando pode ser deixado cru como também receber verniz ou cera, que garantem um aspecto brilhoso. Perfeito para a cozinha, que precisa de boa iluminação e facilidade da hora de limpar.

Utilize a técnica do estêncil

Decoração com cimento queimado, estêncil

 

Imagem: Pinterest

Se você gosta de customização e das possibilidades que ela oferece, pode fazer a decoração com cimento queimado e dar um acabamento com estêncil, ao seu jeito.

O estêncil é uma técnica que utiliza formas em folha de papel parafinado, poliestireno ou material similar, tinta e muito trabalho manual. O tema de desenho pode ser feito da forma como você desejar. Podem ser objetos geométricos, figuras, linhas curvas e também desenhos que simulem azulejos trabalhados.

A aplicação exige um profissional com experiência, já que demanda alta precisão e cuidado na hora de aplicar. É quase como fazer uma “tatuagem no chão”, portanto, já sabe que qualquer erro pode marcar a superfície e causar um grande trabalho depois para consertar a falha.

Experimente uma escada com esse décor

Decoração com cimento queimado, escada

Imagem: Pinterest

A escada de cimento queimado é uma ideia para você fazer caso o ambiente comporte esse item. Pode ser em caracol, reta, em “L”, ou com outro formato — o cimento queimado destaca o item e ainda cria uma atmosfera basta rústica no lugar.

A escada deve ser sempre feita de acordo com os critérios de segurança, funcionalidade e harmonia com o ambiente. Cabe aqui uma consulta com um designer de interiores ou arquiteto para acertar em cheio nessa aposta de décor. O pessoal do Arquiteto de Bolso com certeza pode ajudar.

Ainda, trincos e manchas podem acontecer no cimento queimado. Para evitar isso é preciso colocar, no caso da trinca, juntas de dilatação, para formar uma malha que segura o piso. Já as manchas surgem durante a secagem do cimento, ou como consequência do excesso de material aplicado. Por isso, a decoração com cimento queimado deve ser feita sempre em dias quentes e com boa ventilação no local.

Você também pode optar pelo uso do papel de parede em estilo de cimento queimado, ou da tinta que imita esse décor. São opções mais em conta e que têm bom efeito estético, sem contar que o papel de parede pode ser aplicado por você. Sites como o Mercado Livre são repletos de opções do material.

Fazer a decoração com cimento queimado exige alguns cuidados também na aplicação, por isso, sempre é bom contar com o serviço de profissionais. Afinal, independente do lugar em que você vai fazer esse décor, tem que ficar bem-acabado.

Curtiu nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e acompanhe tudo sobre decoração e arquitetura de alta qualidade com nossos artigos!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.