Dicas e macetes para organizar a casa

Compartilhe

Já procurou mil e uma maneiras de organizar a casa e não encontrou jeitos simples de resolver a sua baguncinha? Então, pode se preparar para descobrir macetes criativos de arrumar o seu espaço, com itens baratos e, muitas vezes, reaproveitando espaços que antes eram ignorados.

Se você gosta de um cantinho ajeitado, é do time dos bons, pois nada melhor do que encontrar suas coisas com facilidade e do jeito que você as deixou. Por isso, a organização de cada espaço é tão importante, principalmente se ela depende bastante de você.

Confira aqui neste post, dicas e macetes para organizar a casa bem rápido, e garantir ainda um tempo para sentar no sofá e curtir um bom filme e uma pipoca ao final!

[the_ad_group id=”72″]

Defina antes o local de cada coisa antes de organizar a casa

Nada ficará no lugar se você não tiver um planejamento, e isso inclui também a arrumação de casa, que precisa de um olhar crítico antes de você colocar a mão na massa.

Veja quais são os espaços que estão desocupados, aqueles que precisam de apenas um tapa e outros que necessitam de uma verdadeira revolução. Isso é fácil identificar, e você, mais do que ninguém, sabe cada detalhe de seus ambientes.

Arrume tudo em caixas organizadoras

Organizar a casa com caixa organizadora

Imagem: Pinterest

As caixas organizadoras são tudo de bom para o momento de organizar a casa e colocar mais harmonia no seu espaço.

Esses acessórios parecem que vieram para ficar de vez nas casas e apês. Por isso, você deve incluí-las em sua lista de coisas para arrumar o seu lar. Basta escolher o estilo e, claro, o tamanho adequado para guardar tudo o que você precisa.

Olhe várias caixas organizadoras na Tok&Stok!

Instale barras e ganchos na parede

Barra de parede para organizar a casa

Imagem: Pinterest

Na cozinha, no quarto, no home office e em outros espaços, sempre têm objetos que podem ser pendurados. Principalmente se o espaço não pode ter uma estante, armário ou prateleiras, pois tomam muito espaço.

Por isso, use ganchinhos para pendurar, com segurança e um toque delicado, itens com fones de ouvido, panos, talheres, panelas, entre outros. A decoração agradece esse toque na parede também, já que há modelos em barra e gancho, em cores e estilos diferentes.

Usou? Guarde

A regra é clara: usou, guardou. Não há como juntar objetos e deixar a casa desorganizada se todas as vezes que você usar suas coisas, guardar no mesmo lugar que pegou.

Por isso, essa história de “amanhã eu guardo” resulta em um verdadeiro pandemônio dentro do seu espaço, portanto, ordem e decoração, que está tudo certo.

Descarte materiais e objetos que não vai usar

Doações não são necessariamente para serem feitas em finais de ano, portanto, veja tudo aquilo que você tem e defina, item a item, o que você pode doar. Caso contrário, você ainda tem a chance de vender, ou simplesmente jogar fora.

É mais que comum que em um momento ou outro você faça uma compra por impulso, ganhe algum presente que não gosta, ou então guarde um objeto de família. Porém, essas coisas podem não ser nunca usadas, e ficarem jogadas.

Então, sempre avalie com carinho, o que vai te fazer falta e o que não vai ser usado nunca. Para assim, dedicar seus ambientes à apenas aquilo que usa e se livrar daquilo que não usa.

Aproveite os cantos

Organizar a casa com sapateira de canto de parede

Imagem: Pinterest

Desprezados por uns e amados por outros, os cantos são o que há de essencial para organizar a casa. Principalmente para usar móveis de canto, para guardar miudezas, ou mesmo colocar decorações.

Ainda, você pode ajeitar outros objetos, como vasos de plantas, para aproveitar esses espaços em que ninguém circula e garantir mais mobilidade ao ambiente.

Use rótulos e etiquetas

Organizar a casa com etiquetas em caixas

Imagem: Pinterest

Para caixas e vidros, além de outros objetos que servem para guardar itens pequenos, vale muito a pena “taguear” essas embalagens. Assim, você vai encontrar as coisas com rapidez, já que elas estarão marcadas com o nome do objeto que guardam.

Também, esse é um bom macete para sempre ter agilidade na hora de guardar suas coisas e organizar a casa, o que evita colocá-las em qualquer lugar pela casa.

Monte prateleiras ou nichos

Organizar a casa com prateleiras

Imagem: Pinterest

As prateleiras e nichos aliviam a cara de quem mora principalmente em um apartamento com espaços pequenos. Pois, quase nunca sobra lugar para arrumar os objetos.

Esses itens, de madeira, aço ou outro material, devem ter tamanhos de acordo com o espaço disponível nos cômodos. Ainda, as prateleiras e os nichos precisam ser práticas, ao mesmo tempo que ajudam a organizar a casa e deixá-la linda.

Confira prateleiras e nichos na Tok&Stok!

Separe louças por tamanho e empilhe todas

Organizar a casa, louças organizadas

Imagem: Pinterest

Também há jeito de organizar a casa por dentro dos armários. Afinal, de nada adianta tudo ficar organizado e lindo por fora, se estiver uma bagunça por dentro.

Então, é hora de aprender a empilhar panelas, canecas, copos, pratos e tudo o mais que possa ser empilhado. Certifique-se de que nada terá o risco de quebrar ou, pior, cair em cima de você na hora em que abrir a porta do armário.

Pendure coisas nas portas dos móveis

Organizar a casa, tampas de panela na porta do armário

Imagem: Pinterest

As portas dos móveis também são espaços úteis para guardar coisas e organizar a casa. Pois, mesmo empilhando tudo o que você conseguir, pode faltar aquele espaço precioso para colocar as tampas e objetos mais leves.

Há prendedores específicos para isso, ou você pode improvisar com ganchinhos e fita dupla face de alta fixação — elas resolvem a vida nesse sentido.

Coloque divisórias nas gavetas

Organizar a casa, divisória de gaveta para talheres

Imagem: Pinterest

Na hora de comer, garfo, faca, colher e outros talheres precisam ser pegos com rapidez, afinal, a vida corrida não dá trela para demorar nem mais 5 min no almoço.

Por isso mesmo, use divisórias para talheres, dentro das gavetas da cozinha. Isso ajuda a separar cada um deles, e na hora de pegá-los e guardá-los, vai ser moleza. Se caso você não quiser usar esse item, pode também colocar porta-talheres em cima da mesa ou de um balcão, que ajuda do mesmo jeito.

Veja diversos modelos de porta-talheres na Tok&Stok!

Viu só como é mais fácil organizar a casa, com esses truques simples? Ainda, você vai garantir mais tempo para curtir o seu lazer ou se dedicar a sua companha, ou mesmo aos estudos, com tudo ajeitado. Já que viver no meio do caos, não dá.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sempre com muitas dicas e novidades que vão ajudar muito a sua decoração!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.