DIY: como fazer banco de madeira

Compartilhe

Interessado em como fazer banco de madeira? Esse móvel auxilia na otimização do espaço e serve como peça de decoração.

De fato, o banco de madeira é uma peça coringa, que pode ser usado em todos os cômodos da casa, dando charme extra a sala de estar, a cozinha e a varanda. É bonito, durável e resistente, por isso, tem ganhado cada vez mais espaço em projetos de decoração de ambientes.

A madeira é considerada um material nobre e um dos mais utilizados quando o assunto são móveis e decoração. A beleza e a durabilidade do material são seus pontos mais positivos. Além disso, a madeira pode ser utilizada em qualquer estilo de decoração, do clássico ao contemporâneo.

Quer investir nessa ideia e deixar a sua casa ainda mais linda? A seguir explicaremos como fazer banco de madeira com materiais baratos e reaproveitados. Vamos lá? Acompanhe!

[the_ad_group id=”72″]

Como fazer banco de madeira?

A maior vantagem de aprender a fazer banco de madeira é que você pode criar peças únicas e dar um toque de personalidade a decoração da casa.

É um móvel muito fácil de fazer e o melhor de tudo, você não vai gastar quase nada para criar o seu. Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Almofadas, caso você queira deixar o banco mais confortável;
  • Tinta para madeira (cor da sua preferência);
  • Martelo, serrote, parafusos e dobradiças;
  • Pincel e rolo para pintura;
  • Um pallet de 1,30 m x 1,00 m;
  • Lixa para madeira.

Passo a passo

  1. Divida o pallet em três partes, uma de 0,60 e duas de 0,50 m. Marque com lápis branco ou com giz antes de cortar.
  2. A maior será usada no encosto e as menores no assento e nos pés.
  3. Lixe a madeira para tirar toda a sujeira e as imperfeições. O pallet deve ficar o mais liso possível. Retire excesso de pó com um pincel de cerdas grossas e depois limpe com uma flanelinha úmida.
  4. Pinte todas as peças com a cor que você mais gosta. Branco e bege combinam com todos os estilos de ambientes. Já as cores cítricas como o amarelo e o laranja dão destaque ao móvel. Claro, você pode passar verniz no banco e deixar os veios a mostra. O móvel ficará cheio de estilo.
  5. Espere secar bem antes de parafusar as peças. Use a dobradiça para fixar o assento aos pés. Utilize uma parafusadeira para facilitar o trabalho, caso não tenha, não se preocupe: dá para fixar os parafusos manualmente, não precisa nem usar bucha.
  6. Repita o mesmo processo para fixar o encosto no banco de madeira.
  7. Coloque o estofamento ou almofadas para deixar o banco mais bonito e confortável. Estampas de flores e folhas são uma boa opção para destacar o móvel.
  8. Pronto! Agora é só usar o móvel na decoração!

Vídeos de como fazer banco de madeira

Quer criar peças lindas, gastando quase nada? No YouTube, vários tutoriais ensinam como fazer banco de madeira com assento de cimento e com designs surpreendentes. Também dá para descobrir como fazer diferentes encaixes e criar peças únicas.

Banco de pinus

Quer aprender como fazer banco de madeira para a varanda da casa? Essa peça linda e cheia de estilo é de pinus, madeira de cor clara com os veios bem marcados que se tornou popular devido ao boom do design escandinavo.

Para fazer esse banco, você também vai precisar de tinta preta, verniz e parafusos. Caso você queira, dá para reutilizar madeira de demolição ou de pallets para fazer o móvel.

YouTube video

7 projetos de bancos

Esse vídeo ensina como fazer várias peças com design cheio de estilo. O primeiro é twisted wood, que tem pés inclinados, o que torna o móvel cheio de personalidade. Para fazê-la, é preciso uma certa habilidade, por isso se você estiver começando a navegar pelo mundo do DIY, prefira um tutorial mais simples.

O segundo é um banco de jardim com pés de ferro. Você pode comprar os pés de madeira em uma serralheria ou restaurar pés antigos. Também dá para reaproveitar algum material que você já tenha para fazer esse móvel.

Já a terceira peça é um móvel bem robusto feito com troncos de árvore e pranchas de madeira. O projeto usa dois tipos de encaixe, o gravatinha e o bico de andorinha, que deixa a peça bastante arrojadas.

Depois de aprender essa técnica, você poderá fazer mesas e cadeiras para combinar com o banco.

O quarto projeto desse vídeo sobre como fazer banco de madeira mostra como fazer um móvel tipo tamborete, que pode ser usado como apoio de sofá, de cama ou mesa de centro. Claro, esse móvel também pode ser utilizado para acomodar visitas na sala e para fazer refeições rápidas. Nesse projeto, os pés são de madeira e o assento, de cimento, o que deixou a peça ainda mais linda.

O próximo projeto é um banco feito com vigas de demolição. A madeira foi beneficiada e o design é intercalado. Vale a pena garimpar casas abandonadas e feiras para achar matéria-prima para esse projeto.

O último móvel é um banco desmontável. Feito de cedrinho, o assento se encaixa nas laterais. Quando não estiver sendo usado, basta desmontá-lo e guardar.

YouTube video

Banco de madeira reutilizada

O objetivo desse projeto também é reaproveitar peças de madeira, por isso vá a marcenarias ou fábricas de móveis para garimpar. Tem algum pallet que você não está usando? Então, aproveite a madeira para fazer esse lindo banquinho.

Você vai precisar de parafusadeira, régua, parafusos tinta branca e verniz para finalizar a peça. Dê o play e mãos a obra!

YouTube video

Gostou desse conteúdo sobre como fazer banco de madeira? Então, siga as páginas do Arquiteto de Bolso nas redes sociais e descubra como esses bancos que você fez podem combinar com a decoração da sua casa!

Estamos no Instagram e no Pinterest!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.