Área externa

Fachada de casa: 9 inspirações para encontrar uma que seja a sua cara

Sempre que imaginamos a nossa casa dos sonhos, é natural começarmos a pensar na porta de entrada. A fachada de casa é como uma folha em branco. A partir dela, podemos conceber o estilo do imóvel como um todo.

Seja uma casa urbana, de campo, moderna ou à beira-mar, não importa. A fachada de casa deve ser o reflexo da personalidade de quem vive por lá. Dessa maneira, o melhor a fazer é escolher os elementos, cores e formas que mais te representam.  

Composições para uma bela fachada de casa

Escolher o acabamento da fachada significa avaliar uma série de fatores, começando pelos inúmeros materiais possíveis. De uma pequena cidade a uma grande metrópole, cada construção pode contribuir para a melhoria da estética urbana e dialogar com ela.

O importante é saber escolher bem os materiais para assim iniciar a composição. De superfícies de metal a vegetação vertical, do simples cimento a tintura com texturas, da madeira à cerâmica. Tudo depende do resultado que você deseja alcançar.

Conheça alguns dos materiais que podem ser utilizados para revestir a fachada: 

– Pinturas;

– Tijolos;

– Pedras;

– Concretos;

– Madeira;

– Porcelanato;

– Aço corten;

– Metais;

– Vidro;

– Vegetação vertical. 

9 Projetos de fachada de casa para te inspirar

Há projetos de arquitetura para fachada, que possuem soluções muito tradicionais. Já outros, utilizam materiais comuns, mas deixam um espaço para a criatividade. Confira uma lista com alguns deles e escolha qual te inspira mais: 

1 – Fachada de casa com pintura branca e elementos

Fachada de casa com pintura branca e elementos
Reprodução: Pinterest

Usar a pintura na fachada externa da casa, requer pensar em fatores muito importantes para um projeto. Está em jogo qual a cor escolher, a durabilidade do material e também a quantidade de investimento necessário.  

Por outro lado, existe uma infinidade de cores que, aliadas com outros elementos, conseguem transmitir e valorizar a composição do ambiente. 

O branco pode ser um coringa dentro de um projeto, pois além de imprimir sofisticação e leveza, ele consegue ao mesmo tempo se mostrar um tom imponente. O único problema é que ele costuma manchar com facilidade. 

2 – Combinação rústica da fachada com tijolos vermelhos aparentes com pintura branca clássica

Combinação rústica da fachada com tijolos vermelhos aparentes com pintura branca clássica
Reprodução: Pinterest

Recurso decorativo muito recorrente, a fachada de casa com tijolos e pintura pode ser uma alternativa para quem quer ousar no projeto, mas nem tanto. A combinação rústica, ganha um ar moderno com a porta e janelas de vidro. Versáteis, os tijolos são muito usados em ambientes urbanos, rural e praiano. 

3 – Fachada em harmonia com materiais rústicos, visando uma captação natural da luz solar

Fachada em harmonia com materiais rústicos, visando uma captação natural da luz solar
Reprodução: UOL Mulher

Fazer uma mistura de elementos é possível, desde que eles se mantenham em uma mesma linha estética. Em um projeto de fachada como este, todos os materiais dialogam entre si. Nesta perspectiva, a pedra, o vidro, o aço e a madeira, não se sobressaem. Para decorar a área externa, um simples jardim pode auxiliar a compor o ambiente. 

4 – Estruturas alinhadas de concreto e portão de madeira

fachada de casa com Estruturas alinhadas de concreto e portão de madeira
Reprodução: Pinterest

Criando uma conexão entre a estrutura e o material, a fachada da casa de concreto apresenta uma arquitetura imponente. Barato em relação a outros revestimentos, o concreto consegue empregar um estilo bem contemporâneo.

Neste caso, a luz pode favorecer ainda mais a entrada. Quando bem pensada e executada, a iluminação nos ambientes externos da casa serve como elemento decorativo. Ela se tranforma em um componente a mais na composição. 

5 – Estilo e liberdade em uma casa com fachada de madeira e janelas de vidro

Estilo e liberdade em uma casa com fachada de madeira e janelas de vidro
Reprodução: Pinterest

Desde a infância crescemos vendo em filmes as belas casas de madeira. Criar uma entrada com madeiras é uma volta a essa casa dos sonhos. Valor estético e sentimental. O que importa mesmo, é que a madeira é um revestimento muito plurivalente. Com ele podemos impactar visualmente qualquer projeto

6 – Porcelanato na fachada em combinação com madeira e tijolos de pedras 

Porcelanato na fachada em combinação com madeira e tijolos de pedras
Reprodução: Pinterest

É possível deixar a entrada da casa muito moderna com o revestimento nas paredes em porcelanato. Oferece uma estética contemporânea ao mesmo tempo que o seu peso é bem reduzido. De acordo com o tratamento e o processo de produção, ele é oferecido em diversas modalidades. 

7 – Minimalismo na fachada de aço corten

Minimalismo na fachada de aço corten
Reprodução: Pinterest

O aço estrutural de firme resistência, o aço corten proporciona um visual ímpar em qualquer estrutura. Mas é preciso ter personalidade para inserir no projeto este elemento, dada a sua aparência de ferrugem. Com uma durabilidade muito boa, ele vem sendo muito usado na construção civil, pois não exige uma manutenção frequente. 

8 – Inspiração total com a casa de vidro, pedra e metal

Inspiração total com a casa de vidro, pedra e metal
Reprodução: Pinterest

Poucos acabam ousando e investindo em uma fachada de metal. Mas se bem pensada, uma plataforma de metal pode se transformar em um diferencial significativo dentro do seu projeto de entrada. Em estruturas com a natureza ao redor, a ideia de vidro, pedra e metal, inspira.

9 – Destaque da vegetação vertical em profunda adaptação

Destaque da vegetação vertical em profunda adaptação
Reprodução: Pinterest

O concreto duro da fachada de uma casa pode ganhar contornos vivos e frescos de um jardim crescente. A ideia de instalar uma vegetação vertical na porta de entrada traz benefícios que vão além do seu lar.

Além de melhorar a qualidade do ar por meio da fotossíntese das plantas, o muro de plantas produz um isolamento térmico natural e reduz ruídos externos. 

Fique de olho na manutenção

A fachada, ao contrário das áreas internas de uma casa, está sujeita a todo o tipo de intempéries que, com o tempo, correm o risco de estragar e dar um aspecto degradado a toda a estrutura. Pintar as paredes externas ou repor os materiais utilizados no revestimento da sua casa é muito importante para a manutenção de toda a fachada. 

Isso vale também para quem decidiu inovar na escolha de uma fachada com vegetação vertical. Os cuidados com as plantas requer uma atenção especial, demandando um investimento de tempo e de dinheiro. 

Pedras podem precisar de passar por um processo de impermeabilização para evitar o surgimento de limo e sujeiras. Exemplos não faltam, por isso a escolha de um projeto de fachada de casa deve também levar em conta os constantes reparos que, em alguns casos, são imprescindíveis. 

Se você está pensando em criar ou modificar a fachada da sua casa, com toda certeza irá adorar ler o artigo sobre “Como escolher as tintas para a área externa”. Boa leitura!

Como decorar uma sala pequena com essas dicas incríveis

Artigo anterior

Como a decoração do restaurante afeta a experiência do cliente + dicas

Próximo artigo

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.