Iluminação

O que é iluminação circadiana e como aplicá-la a sua casa

Você já chegou em casa e não se sentiu acolhido, relaxado? Pelo contrário, ficou ainda mais ansioso. Ou percebeu que em alguns cômodos é mais fácil de trabalhar que em outros? Ou tem dificuldades de dormir no seu quarto? Então, isso tudo pode ter a ver com a iluminação circadiana.

Quer saber como ela impacta a sua vida e tirar o melhor proveito dela? É isso que trataremos no post.

O que é a iluminação circadiana?

A iluminação circadiana, expressão que vem do latim e significa “cerca de um dia”, se ajusta ao ciclo biológico dos moradores de uma edificação para garantir o bem-estar e melhorar a qualidade de vida.

Mais conhecido como relógio biológico, o ciclo circadiano controla o tempo de sono, a vigília, a fome e até a função imunológica.

Isso é fácil de perceber: você fica mais ativo quando o céu está claro e o sol aparece no horizonte, não é? Da mesma forma, quando a noite chega começa a bocejar, a sentir dificuldade para se concentrar em alguma tarefa e precisa tomar mais café ou se alongar para dar conta dos trabalhos que tem para fazer, certo?

Essa é uma das funções da iluminação circadiana: centrada no ser humano, busca criar espaços que promovam a saúde dos moradores e impactem as funções vitais de forma positiva.

iluminação circadiana

Porque a iluminação circadiana é tão importante?

A iluminação circadiana garante, portanto, a criação de espaços confortáveis e funcionais, focados no aumento da qualidade de vida. Também estimula a criação de ambientes com maior aproveitamento da luz natural, que respeitam o ecossistema.

Projetos arquitetônicos que privilegiam o ritmo circadiano ajudam os moradores a ficarem alerta durante todo o dia para realizar as suas atividades com mais empenho e garante que relaxem a noite, desfrutando horas de sono mais tranquilas.

A iluminação circadiana surge como uma tendência moderna, que substitui projetos focados unicamente na eficiência energética que não consideram o ritmo natural do corpo humano. Hoje, entretanto, se sabe que a luz do sol auxilia na produção de serotonina, que deixa todos mais dispostos e cortisol, que alivia o estresse.

Já a meia luz estimula a produção de melatonina, relaxante muscular que induz ao sono tranquilo. A iluminação circadiana é ideal para criar espaços mais saudáveis, em harmonia com o ritmo natural do corpo.

Como essa iluminação funciona?

iluminação circadiana

A iluminação circadiana estimula o organismo por meio de estímulos eletromagnéticos presentes nas luzes utilizadas em todos os ambientes da casa.

De fato, a luz influencia na saúde humana, o que pode ser facilmente comprovado. Já percebeu que quando você passa muito tempo em uma sala sem janelas tem uma certa dificuldade em dormir a noite? Isso ocorre porque o seu corpo não percebe quando anoitece e não libera melatonina em quantidade suficiente para te fazer relaxar e dormir.

Nesse caso, é preciso dimensionar as janelas para garantir o melhor aproveitamento da luz natural e usar lâmpadas mais adequadas para iluminar os ambientes, de modo a não interferir no biorritmo dos moradores.

Como aplicar a iluminação circadiana na minha casa?

iluminação circadiana

Toda casa é um santuário. Essa máxima ganhou ainda mais importância nos últimos meses, quando muitas pessoas passaram a trabalhar de casa.

Mais tempo em casa, no entanto, significa mais exposição à iluminação artificial produzida por luzes e telas de LED. Soluções de iluminação espectralmente aprimoradas são, portanto, necessárias para sintonizar os ritmos circadianos, como a natureza faria.

Usar a iluminação circadiana em casa é fácil: luzes “azuladas” reproduzem a luz do dia. Já as luzes “amareladas” devem ser acendidas durante a noite visto que elas se assemelham a iluminação noturna.

A regra é simples: quanto mais quente, mais clara é a luz. Para espaços como quartos e salas de televisão, aposte em lâmpadas de cores suaves, que tornem o espaço mais relaxante.

Algumas lâmpadas são projetadas com dimmers simples para mudar o espectro azul-celeste para o laranja no fim do dia, criando uma atmosfera mais quente que promove a produção natural de melatonina e um sono melhor.

Se você utilizar luz branca nesses ambientes poderá ter dificuldade para dormir já que essa iluminação deixa os moradores alerta e pode aumentar o nível de estresse.  A luminosidade correta deve ser confortável para os olhos e oferecer uma sensação de relaxamento.

Gosta de ler antes de dormir? Nesse caso, um abajur de mesa com luz de LED pode ser instalado sobre a mesinha de canto para proporcionar uma luminosidade que ajudará na hora da leitura.

Já na cozinha, as luzes claras deixarão os todos mais bem-dispostos para executar as tarefas domésticas.

iluminação circadiana

E como evitar áreas mal iluminadas na sala de estar? Aposte na técnica conhecida como estratificação de luz. Use acessórios diferentes para criar uma mistura de iluminação ambiente (difusa para tarefas gerais e focada para tarefas específicas) e iluminação de destaque (para destacar uma área específica).

A iluminação suspensa é essencial para fornecer iluminação ambiente nas cozinhas e salas de jantar. O ideal, que essa luz se combine com a iluminação natural.

O layout do projeto de iluminação deve considerar cuidadosamente o espaçamento intensidade da luminária e a distribuição da intensidade da luz, de modo que uma quantidade efetiva de luz seja fornecida não apenas horizontalmente, mas especialmente na vertical sobre os olhos para garantir a máxima eficácia circadiana.

Iluminação para home office

iluminação circadiana

E como usar a iluminação circadiana no home office? A menos que tenha sido projetado para esse uso, a maioria dos ambientes usados para trabalhar tem uma iluminação mínima, que geralmente se resume ao lustre central.  Além disso, muitas vezes esse espaço não conta com janelas capazes de iluminá-lo de forma eficiente durante o dia.

É preciso combinar a iluminação central com a iluminação de tarefa para garantir um ambiente confortável, energizante e bem iluminado. Nesse caso, a luz de tarefa deve ser posicionada sobre a mesa de trabalho, o que reduzirá a fadiga ocular e aumentará a concentração.

A iluminação circadiana deve fornecer um forte sinal de luz ao cérebro durante o dia para instruí-lo a realizar todas as funções necessárias. A noite a luz suave ajuda a relaxar, dizendo ao cérebro que você está pronto para ir dormir.

Gostou desse post sobre iluminação circadiana? Então,  assine nossa newsletter e receba as novidades do nosso blog em primeira mão!

DIY: como fazer banco de madeira

Artigo anterior

Quarto maravilhoso para o seu filho por até R$3000

Próximo artigo
Patrícia Menezes
Patrícia Menezes é designer de produto com especialização em moda. Quando não está escrevendo sobre construção e reforma, gosta de ler ficção e estudar linguística.

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.