Piscina em espaço pequeno é possível? Garantimos que sim!

Compartilhe

Esqueça tudo o que te disseram até aqui: hoje, vamos te mostrar que é possível, sim, construir uma piscina em espaço pequeno. Ideal para valorizar o imóvel e promover momentos incríveis com os amigos, essa estrutura é um dos desejos de boa parte dos brasileiros — especialmente, aqueles que adoram curtir os dias de sol em grande estilo.

No entanto, e ao contrário do que se imagina, não há a necessidade de contar com uma grande área para conquistar essa realização. Pelo contrário! Ao seguir algumas estratégias exclusivas, é possível aproveitar ao máximo a metragem disponível e, assim, criar um cantinho de lazer especial para você, sua família e seus convidados. Sim, é possível ter uma piscina em espaço pequeno.

Quer saber como? Então, é só continuar aqui com a gente neste post. A seguir, mostraremos como otimizar o seu quintal, laje ou até terraço com total economia e inteligência. Acompanhe para ficar por dentro!

[the_ad_group id=”72″]

Modelos para construir uma piscina em espaço pequeno

Para a felicidade de muitos, existem vários modelos de piscina pequena que podem ser integrados em seu imóvel. Em geral, essas opções variam de tamanho, formato e até material — sendo necessário avaliar muito bem as características de cada uma para definir qual delas se encaixa melhor em seu perfil.

Piscina em espaço pequeno

Foto: bymuk.nl

Piscina de fibra

A opção de material mais comum para construir uma piscina em espaço pequeno é a fibra. Acessível e de fácil instalação, esse modelo pode ser encontrado em formatos já prontos e compactos, como os quadrados, redondos ou retangulares.

Dentro dessa proposta, e para otimizar o espaço, algumas áreas de piscina são projetadas para que cadeiras ou espreguiçadeiras possam ser posicionadas em seu interior, evitando assim, a ocupação da área disponível no deck.

Piscina em espaço pequeno

Foto: homestolove.com.au

Piscina suspensa

Para quem vive em um imóvel com área externa reduzida, a piscina suspensa pode ser uma excelente opção. Ao investir nessa ideia, você não precisará escavar o seu terreno, sendo também uma solução incrível para as lajes.

Mais acessível, esse modelo exige que os moradores construam um deck e, acima dele, uma estrutura de alvenaria, onde será posicionada a piscina. E para revestir as áreas laterais para as pessoas circularem, a melhor saída é utilizar pisos em madeira. Bonito e resistente, esse material não esquenta demais e garante excelente conforto térmico aos banhistas.

Piscina em espaço pequeno

Foto: pufikhomes.com

Piscina infantil

É difícil encontrar uma só criança que não seja apaixonada por piscinas. Com isso em mente, e se você deseja realizar esse sonho para o seu pequeno, é possível criar um espaço mínimo, mas que seja suficiente para que o seu filho se divirta.

Nesse contexto, a piscina pode ser construída em qualquer formato, desde que tenha uma profundidade segura e esteja posicionada em um local facilmente visível para os pais.

Preste muita atenção na manutenção do local. Por ser um espaço de uso infantil, local de correria e muitas brincadeiras, é provável que a água fique suja com certa rapidez. Por essa razão, será preciso promover tratamentos frequentes e saber como utilizar o cloro corretamente para eliminar as impurezas e equilibrar o pH.

Piscina em espaço pequeno

Foto: australianplungepools.com.au

Dicas extras para construir uma bela piscina em espaço pequeno

Você já escolheu o modelo da sua piscina ideal? Perfeito! Agora, será preciso seguir outras recomendações para que o local fique seguro e pronto para os seus melhores momentos de lazer. Abaixo, te contamos mais sobre elas.

Estude a insolação do local

Ninguém gostaria de construir uma piscina em locais onde não bate o sol. Por isso, antes de começar a construção da sua área de lazer é necessário realizar um estudo completo de insolação.

Ao longo desse processo, é preciso considerar alguns pontos importantes, como o horário em que há boa iluminação solar e quais os pontos em que existem as maiores sombras. Assim, você saberá exatamente o formato, tamanho e posição da piscina para conseguir aproveitá-la ao máximo.

De olho nos cantos

Um truque bacana para otimizar espaço é posicionar a sua piscina encostada em um muro ou qualquer outro canto. Com isso, a borda poderá contar com um paisagismo de jardim, ou até, com o ornamento de vasos de plantas. Bem simples!

Um toque extra de estilo

Caso esteja achando o visual da sua piscina pequena “modesto demais”, tudo bem. Uma dica para contornar o problema é instalar elementos decorativos nas bordas ou paredes. A opção mais utilizada do momento é a fonte com efeito de cascata.

A cor também conta

No mundo da decoração temos o hábito de utilizar o poder das cores para transmitir uma série de sensações. E para a construção de uma piscina em espaço pequeno não seria diferente. Uma boa solução é ficar de olho na tonalidade do acabamento da estrutura, dando preferência às opções em cinza ou verde.

Por serem mais claras, elas ajudam a transmitir a impressão de amplitude, ou seja, faz com que o local pareça maior do que ele realmente é. Caso queira adicionar mais textura na composição, ainda é válido utilizar os azulejos e os revestimentos em pastilhas, sejam elas em vidro ou cerâmica.

Equilíbrio é essencial

Além da estrutura que armazenará a água, você precisará construir um local para os banhos de sol, sem deixar de lado a área de circulação das pessoas. Para conquistar um efeito bacana, a solução é utilizar puffs, espreguiçadeiras ou até um sofá — caso as metragens permitam.

Piscina em espaço pequeno

Foto: archdaily.com.br

Checklist para planejar a piscina pequena ideal

  • avalie bem o local em que pretende construir a piscina, considerando o tamanho e a privacidade do espaço;

  • veja se o solo apresenta boas condições. Isso significa, que o terreno precisa estar firme e plano;

  • escolha o formato da piscina e o material que melhor suprir as suas necessidades;

  • não se esqueça dos revestimentos;

  • pense no número de pessoas que vão aproveitar a área de lazer;

  • invista em um belo paisagismo para deixar a área charmosa e atraente;

  • informe-se a respeito da manutenção. De tempos em tempos, será preciso contar com os serviços de um profissional para verificar se a qualidade da água está própria para banho.

Piscina em espaço pequeno

Foto: admexico.mx

E aí, o que achou de conhecer as melhores dicas para a construção de uma piscina em espaço pequeno? Acredita que, agora, vai ficar fácil ter o cantinho de lazer que você sempre sonhou? Aproveite para deixar um comentário abaixo e dividir a sua opinião com a gente. Vamos adorar trocar figurinhas!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.