Cozinha compacta com pia, revestimento de papel de parede
Ambientes pequenosCozinhasSem categoria

Saiba tudo sobre cozinha compacta com pia

Apartamentos e casas com áreas reduzidas são cada vez mais comuns. O padrão menor se adequa muito bem para uma vida moderna e com aquela correria. Mas, para aproveitar o melhor do seu espaço, e se sentir bem confortável, cozinhando, a cozinha compacta com pia deve seguir alguns critérios de escolha, para você não errar.

Planejar um ambiente não é fácil, principalmente quando seu tamanho é limitado. Contudo, isso não é o mesmo que fazer qualquer projeto e instalar os móveis que “derem na telha”. Afinal, isso poderá fazer da sua cozinha um péssimo lugar para passar bons momentos.

Então, para conquistar um cantinho de refeições e conversas com a família, mais organizado, prático e gostoso para ficar, confira neste post, as principais dicas para escolher sua cozinha compacta com pia!

 

Como escolher uma cozinha compacta com pia?

Seguir dicas de escolha de cores, iluminação do ambiente e também contar com a ajuda profissional de designers de interiores ou arquitetos, vai fazer o seu ambiente ficar excepcional. Algo básico para se sentir bem com o resultado e garantir bons momentos.

Preste atenção às medidas

Cozinha compacta com pia no canto

Imagem: Pinterest

Se a sua cozinha compacta com pia já é pequena no nome, então as medidas do cômodo devem ser seguidas à risca para que nada fique fora de esquadro. Então, meça todo o espaço — use uma calculadora online para te ajudar.

Com as medidas na manga, você saberá como dosar o tamanho de cada peça, seja para colocar apenas um balcão da cozinha com a pia, ou para ajeitar todos os eletrodomésticos.

Avalie o que a sua cozinha compacta precisa

Cozinha compacta com pia, revestimento de pedras

Imagem: Pinterest

Além da pia, um item óbvio de qualquer cozinha, você vai precisar de outros equipamentos. E isso exige uma seleção apenas do que é essencial para o seu uso diário, para a montagem do cômodo.

Geladeira, fogão e micro-ondas são quase que um tripé básico de qualquer cozinha compacta com pia. Mas, além deles, um forninho elétrico, filtro de água, máquina lava-louças, são também peças que você poderá usar no seu apê ou casa.

Então, avalie com calma e cuidado, tudo o que será colocado na cozinha. O que sobrar, poderá ter que ficar de fora ou em outra área, como a lavanderia ou área de serviços.

Escolha uma cor que traga amplitude ao ambiente

Cozinha compacta com pia, móveis azuis

Imagem: Pinterest

Espaços compactos precisam te entregar a sensação gostosa de que o local é maior do que ele é de fato. E um truque que faz isso acontecer é aplicar cores claras no ambiente.

Nas paredes e teto e piso, seja com tintas, azulejos, papéis de parede e outros revestimentos, e nos móveis e eletrodomésticos, usar tons claros é a solução.

Use móveis planejados

Cozinha compacta com pia, móveis rústicos

Imagem: Pinterest

Uma tática que é mestre na hora de montar uma cozinha compacta com pia, é usar móveis planejados. Esse tipo de mobília garante espaços compactos, sem trazer a sensação de aperto, com a vantagem da ergonomia e beleza na medida certa.

Além disso, para aplicar um mobiliário planejado em sua cozinha compacta, um profissional de projetos é quem faz o escopo do que pode ser melhor aplicado.

Projetistas, designers de interiores e arquitetos são mestres em fazer esse serviço, e ainda vão aliar o seu gosto pessoal a peças que cabem no seu bolso.

Utilize a regra do triângulo

Cozinha compacta com pia, regra do triângulo

Imagem: Pinterest

Toda cozinha tem pelo menos 3 itens básicos: pia, fogão e geladeira. Na regra do triângulo, cada uma dessas peças representa uma ponta de um triângulo. E você deve “montar um” pensando na posição de cada uma dessas peças.

Por exemplo, o fogão não deve ficar bem perto da geladeira, já que a temperatura de funcionamento de um vai interferir no outro.

Além desse motivo, a abertura das portas do forno e da geladeira também não devem ficar muito próximas, já que podem atrapalhar a sua circulação e até causar acidentes domésticos.

Por isso, mesmo que a sua cozinha seja com a pia embutida ou não, cada item deve ter seu canto planejado para unir funcionalidade, beleza e praticidade.

Sempre otimize o espaço

Cozinha compacta com pia otimizada

Imagem: Pinterest

Um jeito de fazer com que a sua cozinha compacta com pia pareça grande e funcione ainda melhor do que você pensa, é abusar de prateleiras e nichos. Esses itens que ficam nas paredes suspensos, ajudam a organizar itens pequenos e aliviam o espaço do piso.

Também, usar uma armação para pendurar suas panelas, frigideiras e demais utensílios grandes que precisam de mais espaço dentro de armários, ajuda demais.

Capriche na iluminação da cozinha

Cozinha compacta com pia, projeto de iluminação

Imagem: Pinterest

Uma cozinha compacta com pia precisa também de um toque final de luz, seja ela natural ou artificial. Por isso, invista em lâmpadas e janelas que contribuam para uma boa luminosidade da área, fazendo com que tudo fique bastante visível e mais aconchegante.

Já se você optar pelo estilo vintage ou romântico, usar lâmpadas com luz do tipo vermelha, em spots, pode ser uma sacada para contribuir com detalhismo o seu espaço. Além de um ar muito inspirador e que ajuda a deixar o clima mais charmoso.

Quais são os modelos de cozinha compacta para usar?

Basicamente há 3 tipos de cozinha compacta com pia que podem ser montadas em sua casa ou apê. E se por um lado há poucas opções, o seu tempo de escolha é muito mais rápido e prático.

Cozinha compacta com pia e cooktop

Cozinha compacta com pia, cooktop e coifa

Imagem: Pinterest

O cooktop é uma referência de cozinhas modernas que pode funcionar muito bem se você tiver uma rotina que não exija o uso de um forno sempre.

O aparelho é colocado em cima ao lado da pia, e fica como um visual limpo. No mercado, você vai encontrar cooktops de vidro, inox, com grades de aço e de vários tamanhos, com funcionamento elétrico ou a gás.

Vale pensar na sua escolha, pois, se optar por esse modelo e ainda assim quiser um forno, ele terá que ser embutido em outra parte da sua cozinha.

Cozinha compacta com pia, de canto

Cozinha compacta com pia, de canto

Imagem: Pinterest

Esse modelinho é super prático e garante mais ergonomia dentro do seu espaço. Uma vez que o canto é melhor aproveitado, do que se fossem feitos móveis separados, para acomodar a cozinha compacta com pia.

O design de canto ainda permite que armários, nichos e outros aparatos e mobiliário da cozinha sejam ajustados na parte de cima, seguindo o mesmo layout. Uma boa forma é manter o estilo e fazer seu espaço ficar bem otimizado.

Veja diversas cozinhas compactas com pia, na MadeiraMadeira!

Cozinha compacta com pia, fogão e geladeira

Cozinha compacta com pia, fogão e geladeira

Imagem: Pinterest

Cozinhas compactas geralmente não permitem que os móveis fiquem em ambas paredes, deixando apenas um corredor ao meio.

Por isso, o layout que une pia, geladeira e fogão, deve ficar só em uma parede. Isso facilita a visualização de tudo e abre mais espaço para você circular.

Esse estilo precisa ser bem calculado, pois, pede o aproveitamento de cada centímetro, para que os eletrodomésticos se encaixem, sem parecerem espremidos.

Por isso, a dica aqui é contratar um serviço de design de interiores ou arquitetura, para te dar uma força e fazer o seu canto, mais aconchegante.

Fazer uma cozinha compacta com pia pode ser mais rápido e exigir menos tempo, se você contar com ajuda profissional. Nesse ponto, o olhar e a técnica de profissionais é que vão ditar a maior parte do resultado final. Pense nisso, e boas escolhas.

Está pensando em reformar e redecorar o seu espaço? Faça o download do material gratuito 7 Dicas Imperdíveis para sua Reforma ou Decoração, e traga ótimos resultados em seu ambiente!

[adsforwp-group id=”69″]

Almofadas diferentes para transformar seu ambiente

Artigo anterior

Lavanderia pequena: 5 dicas para um ambiente funcional

Próximo artigo
Arquiteto de Bolso
Arquitetura e decoração de ambientes acessíveis para todos. E tudo isso cabe no seu bolso!

Você pode se interessar por esse também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *