Saiba tudo sobre cozinha compacta com pia

Compartilhe

Apartamentos e casas com áreas reduzidas são cada vez mais comuns. O padrão menor se adequa muito bem para uma vida moderna e com aquela correria. Mas, para aproveitar o melhor do seu espaço, e se sentir bem confortável, cozinhando, a cozinha compacta com pia deve seguir alguns critérios de escolha, para você não errar.

Planejar um ambiente não é fácil, principalmente quando seu tamanho é limitado. Contudo, isso não é o mesmo que fazer qualquer projeto e instalar os móveis que “derem na telha”. Afinal, isso poderá fazer da sua cozinha um péssimo lugar para passar bons momentos.

Então, para conquistar um cantinho de refeições e conversas com a família, mais organizado, prático e gostoso para ficar, confira neste post, as principais dicas para escolher sua cozinha compacta com pia!

[the_ad_group id=”72″]

 

Como escolher uma cozinha compacta com pia?

Seguir dicas de escolha de cores, iluminação do ambiente e também contar com a ajuda profissional de designers de interiores ou arquitetos, vai fazer o seu ambiente ficar excepcional. Algo básico para se sentir bem com o resultado e garantir bons momentos.

Preste atenção às medidas

Cozinha compacta com pia no canto

Imagem: Pinterest

Se a sua cozinha compacta com pia já é pequena no nome, então as medidas do cômodo devem ser seguidas à risca para que nada fique fora de esquadro. Então, meça todo o espaço — use uma calculadora online para te ajudar.

Com as medidas na manga, você saberá como dosar o tamanho de cada peça, seja para colocar apenas um balcão da cozinha com a pia, ou para ajeitar todos os eletrodomésticos.

Avalie o que a sua cozinha compacta precisa

Cozinha compacta com pia, revestimento de pedras

Imagem: Pinterest

Além da pia, um item óbvio de qualquer cozinha, você vai precisar de outros equipamentos. E isso exige uma seleção apenas do que é essencial para o seu uso diário, para a montagem do cômodo.

Geladeira, fogão e micro-ondas são quase que um tripé básico de qualquer cozinha compacta com pia. Mas, além deles, um forninho elétrico, filtro de água, máquina lava-louças, são também peças que você poderá usar no seu apê ou casa.

Então, avalie com calma e cuidado, tudo o que será colocado na cozinha. O que sobrar, poderá ter que ficar de fora ou em outra área, como a lavanderia ou área de serviços.

Escolha uma cor que traga amplitude ao ambiente

Cozinha compacta com pia, móveis azuis

Imagem: Pinterest

Espaços compactos precisam te entregar a sensação gostosa de que o local é maior do que ele é de fato. E um truque que faz isso acontecer é aplicar cores claras no ambiente.

Nas paredes e teto e piso, seja com tintas, azulejos, papéis de parede e outros revestimentos, e nos móveis e eletrodomésticos, usar tons claros é a solução.

Use móveis planejados

Cozinha compacta com pia, móveis rústicos

Imagem: Pinterest

Uma tática que é mestre na hora de montar uma cozinha compacta com pia, é usar móveis planejados. Esse tipo de mobília garante espaços compactos, sem trazer a sensação de aperto, com a vantagem da ergonomia e beleza na medida certa.

Além disso, para aplicar um mobiliário planejado em sua cozinha compacta, um profissional de projetos é quem faz o escopo do que pode ser melhor aplicado.

Projetistas, designers de interiores e arquitetos são mestres em fazer esse serviço, e ainda vão aliar o seu gosto pessoal a peças que cabem no seu bolso.

Utilize a regra do triângulo

Cozinha compacta com pia, regra do triângulo

Imagem: Pinterest

Toda cozinha tem pelo menos 3 itens básicos: pia, fogão e geladeira. Na regra do triângulo, cada uma dessas peças representa uma ponta de um triângulo. E você deve “montar um” pensando na posição de cada uma dessas peças.

Por exemplo, o fogão não deve ficar bem perto da geladeira, já que a temperatura de funcionamento de um vai interferir no outro.

Além desse motivo, a abertura das portas do forno e da geladeira também não devem ficar muito próximas, já que podem atrapalhar a sua circulação e até causar acidentes domésticos.

Por isso, mesmo que a sua cozinha seja com a pia embutida ou não, cada item deve ter seu canto planejado para unir funcionalidade, beleza e praticidade.

Sempre otimize o espaço

Cozinha compacta com pia otimizada

Imagem: Pinterest

Um jeito de fazer com que a sua cozinha compacta com pia pareça grande e funcione ainda melhor do que você pensa, é abusar de prateleiras e nichos. Esses itens que ficam nas paredes suspensos, ajudam a organizar itens pequenos e aliviam o espaço do piso.

Também, usar uma armação para pendurar suas panelas, frigideiras e demais utensílios grandes que precisam de mais espaço dentro de armários, ajuda demais.

Capriche na iluminação da cozinha

Cozinha compacta com pia, projeto de iluminação

Imagem: Pinterest

Uma cozinha compacta com pia precisa também de um toque final de luz, seja ela natural ou artificial. Por isso, invista em lâmpadas e janelas que contribuam para uma boa luminosidade da área, fazendo com que tudo fique bastante visível e mais aconchegante.

Já se você optar pelo estilo vintage ou romântico, usar lâmpadas com luz do tipo vermelha, em spots, pode ser uma sacada para contribuir com detalhismo o seu espaço. Além de um ar muito inspirador e que ajuda a deixar o clima mais charmoso.

Quais são os modelos de cozinha compacta para usar?

Basicamente há 3 tipos de cozinha compacta com pia que podem ser montadas em sua casa ou apê. E se por um lado há poucas opções, o seu tempo de escolha é muito mais rápido e prático.

Cozinha compacta com pia e cooktop

Cozinha compacta com pia, cooktop e coifa

Imagem: Pinterest

O cooktop é uma referência de cozinhas modernas que pode funcionar muito bem se você tiver uma rotina que não exija o uso de um forno sempre.

O aparelho é colocado em cima ao lado da pia, e fica como um visual limpo. No mercado, você vai encontrar cooktops de vidro, inox, com grades de aço e de vários tamanhos, com funcionamento elétrico ou a gás.

Vale pensar na sua escolha, pois, se optar por esse modelo e ainda assim quiser um forno, ele terá que ser embutido em outra parte da sua cozinha.

Cozinha compacta com pia, de canto

Cozinha compacta com pia, de canto

Imagem: Pinterest

Esse modelinho é super prático e garante mais ergonomia dentro do seu espaço. Uma vez que o canto é melhor aproveitado, do que se fossem feitos móveis separados, para acomodar a cozinha compacta com pia.

O design de canto ainda permite que armários, nichos e outros aparatos e mobiliário da cozinha sejam ajustados na parte de cima, seguindo o mesmo layout. Uma boa forma é manter o estilo e fazer seu espaço ficar bem otimizado.

Veja diversas cozinhas compactas com pia, na MadeiraMadeira!

Cozinha compacta com pia, fogão e geladeira

Cozinha compacta com pia, fogão e geladeira

Imagem: Pinterest

Cozinhas compactas geralmente não permitem que os móveis fiquem em ambas paredes, deixando apenas um corredor ao meio.

Por isso, o layout que une pia, geladeira e fogão, deve ficar só em uma parede. Isso facilita a visualização de tudo e abre mais espaço para você circular.

Esse estilo precisa ser bem calculado, pois, pede o aproveitamento de cada centímetro, para que os eletrodomésticos se encaixem, sem parecerem espremidos.

Por isso, a dica aqui é contratar um serviço de design de interiores ou arquitetura, para te dar uma força e fazer o seu canto, mais aconchegante.

Fazer uma cozinha compacta com pia pode ser mais rápido e exigir menos tempo, se você contar com ajuda profissional. Nesse ponto, o olhar e a técnica de profissionais é que vão ditar a maior parte do resultado final. Pense nisso, e boas escolhas.

Está pensando em reformar e redecorar o seu espaço? Faça o download do material gratuito 7 Dicas Imperdíveis para sua Reforma ou Decoração, e traga ótimos resultados em seu ambiente!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.