Tipos de bancada de cozinha: vantagem e desvantagem de cada

Compartilhe

Hoje, queremos falar com você sobre os diferentes tipos de bancada de cozinha. Isso mesmo! Protagonista no ambiente, esse tipo de móvel deve ser escolhido a dedo na hora de uma reforma ou construção. Em muitas ocasiões, a peça ajuda a não apenas deixar a decoração mais estilosa e valorizada, como também, pode servir como uma verdadeira divisão entre a própria cozinha e a sala de estar ou jantar.

Assim, é necessário investir em uma versão que te ajude nos momentos de cozinhar, além de servir para apoiar diversos eletrodomésticos e otimizar o espaço disponível. No entanto, o que não faltam por aí são tipos de bancada de cozinha com designs e até de materiais diferentes, cabendo aos moradores eleger aquele que estiver mais preparado para suprir as suas necessidades.

Neste post, vamos te mostrar exatamente quais são elas, os seus pontos positivos e negativos. Acompanhe este Guia Completo e arrase na hora da ambientação!

[the_ad_group id=”72″]

Tipos de bancada de cozinha: os modelos que estão em alta e suas características

Sem ideias sobre quais os melhores tipos de bancada para cozinha? Não se preocupe! Trouxemos uma seleção de modelos que estão em alta e conseguem se encaixar nos mais diversos estilos de decoração. Escolha o seu preferido!

Bancada americana

Para começar, temos um dos tipos de bancada de cozinha mais comuns do mercado: o modelo americano. Também conhecida como “gourmet americano”, essa versão pode ser fabricada em diferentes materiais, como o mármore, o granito e o silestone.

De todo modo, o que chama a atenção é o seu design — em formato de ilha, com altura superior às mesas de jantar e permitindo o uso de cadeiras ou banquetas do tipo bistrô.

Outro detalhe que merece ser destacado está no seu compartimento interno. Normalmente, essas versões contam com gabinetes e gavetas amplas e profundas, facilitando a organização de objetos e garantindo que o ambiente fique bem equilibrado. Sem dúvida, um dos tipos de bancada de cozinha mais práticos.

tipos de bancada de cozinha

Foto: hgtv.com

Bancada com pia

Para facilitar o preparo das refeições, muitas bancadas de cozinha também contam com uma pia. Ou seja, elas apresentam uma “área molhada”; enquanto outra, a “seca”, é reservada somente para que os moradores sentem e façam as suas refeições.

No mercado, há versões compostas por uma ou duas pias, cabendo a você eleger aquela que melhor se adéqua às suas necessidades diárias. Se houver um espaço extra na superfície do móvel, a cuba dupla pode ser aproveitada para armazenar louças e pratos. Já em ambientes compactos, a opção simples é a melhor saída.

tipos de bancada de cozinha

Foto: store.laminex.com.au

Bancada de granito

Seguindo nosso post sobre os tipos de bancada de cozinha, vamos falar agora sobre os modelos feitos em granito. Muito conhecida no mobiliário voltado para a cozinha, essa pedra popular é versátil e bastante acessível.

Fora isso, uma vantagem é a sua durabilidade. Por se dar bem em ambientes úmidos, esse material pode ser facilmente aplicado em pias e até em superfícies de áreas externas  como é o caso das bancadas de áreas gourmets e churrasqueiras.

Entretanto, também precisamos falar sobre os pontos negativos. A desvantagem é que o granito tem facilidade em absorver o ácido dos alimentos. Logo, o ideal é não deixar ingredientes ou água parados por muito tempo sobre a peça, evitando prováveis manchas. Ainda é indicado realizar o polimento de modo periódico, a fim de manter a sua conservação em dia.

tipos de bancada de cozinha

Foto: atokaproperties.com

Bancada de porcelanato

Ao lado do granito, um material muito utilizado na fabricação de bancadas é o porcelanato. Com aspecto atraente e muito resistente, especialmente quando se fala em umidade, esse produto é considerado moderno, desenvolvido a partir de alta tecnologia e apresenta uma grande variedade de cores.

A parte boa? Dificilmente a sua superfície ficará manchada. Por essas e outras, o porcelanato é indicado para residências com crianças e nas quais os moradores possuam uma intensa rotina na cozinha.

Aliás, durante o seu planejamento é possível optar pelo uso de cubas feitas em inox, ou então, desenvolvidas a partir do próprio porcelanato.

tipos de bancada de cozinha

Foto: devongraceinteriors.com

Bancada de madeira

Entre os tipos de bancada de cozinha que são destaque no design contemporâneo, não podemos esquecer dos modelos em madeira. Versátil, sofisticado e resistente, esse material é excelente para transmitir a sensação de conforto em um ambiente. Tal opção ainda combina muito bem com cozinhas produzidas com base no estilo contemporâneo, vintage, rústico ou industrial.

No entanto, será necessário seguir alguns cuidados para garantir o seu visual intacto. Um deles é o contato direto com a água. Para impedir que isso ocorra, a solução é criar uma bancada sem pia, somente com um cooktop ou espaço para que os moradores façam suas refeições — como uma espécie de ilha ou área gourmet.

tipos de bancada de cozinha

Foto: placeofmytaste.com

Bancada de silestone

Por fim, está a bancada de silestone — uma pedra completamente tecnológica, conhecida popularmente como “mármore composto”. Em sua composição, é possível encontrar resina de poliéster e quartzo. Assim, a aparência do material é lisa, também podendo ser encontrada em diferentes cores.

Dentre elas, o branco e o preto são as mais comuns. O ponto positivo está na sua resistência. Com baixa porosidade, o silestone é famoso por ser menos vulnerável que o mármore e o granito, principalmente, no que diz respeito a manchas e riscos.

tipos de bancada de cozinha

Foto: domino.com

Bônus: outro aspecto que deve ser considerado

Além do design e do material utilizado nos tipos de bancada de cozinha, é necessário ficar de olho em outros aspectos. Um deles diz respeito à altura do móvel — que deve ser observada antes mesmo da instalação.

Em geral, o indicado é apostar em versões com, em média, 90 centímetros de altura, medida ideal para harmonizar com o porte dos moradores. Mesmo assim, e para casos específicos, você pode considerar conversar com um projetista ou marceneiro para adaptar a mobília de acordo com as suas necessidades.

Viu só? Não faltam opções de tipos de bancadas de cozinha para você se inspirar e fazer com que o seu espaço fique “de cara nova”. Agora que você já está por dentro, não deixe de colocar essas dicas em prática e garantir aquele cantinho que sempre sonhou.

E, se quiser continuar se aprofundando no assunto, aproveite o momento para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos exclusivos como esse em primeira mão. Nos vemos por lá!

[the_ad_group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.