Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Compartilhe

Repaginar a casa é sempre bom! E, durante uma ambientação, é comum encontrar moradores que se preocupam mais com a mobília, com os revestimentos ou com os itens decorativos de um espaço. Porém, em paralelo, existem outras questões importantíssimas e que não podem ser esquecidas — sendo os diferentes tipos de iluminação uma das mais relevantes.

Ao pensar nas luzes de um cômodo, sejam elas naturais ou artificiais, você conseguirá não somente ressaltar o visual do local e seus detalhes, como também, criar os mais variados efeitos. Amplitude do espaço e excelente sensação de bem-estar e aconchego estão no topo dessa lista.

Diante disso, o que acha de conferir os métodos mais utilizados do momento e como aplicá-los no seu apê? Hoje, vamos contar quais são eles, além de explicar a importância desse cuidado e dar algumas dicas para você arrasar na produção. Vem com a gente!

[the_ad_group id=”72″]

A importância de pensar na iluminação de ambientes

Quando falamos em um projeto luminotécnico, muitas pessoas acreditam que basta incluir algumas luminárias no local para que o mesmo esteja devidamente iluminado. No entanto, esse conceito vai muito além disso.

Ao investir na ideia, o arquiteto será responsável por analisar detalhadamente os ambientes e, a partir de suas características, encontrar os locais que necessitam de um ponto de luz. O resultado disso, leitor, será um só — você terá um cômodo muito mais claro, funcional e bonito.

Em alguns casos, ainda é possível economizar uma boa quantidade de energia, principalmente, quando a iluminação natural também é favorecida.

E por falar em redução de gastos, esse cuidado, uma vez bem executado, ajudará os moradores a utilizarem soluções ecológicas e com menor impacto ambiental. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o conforto e a praticidade.

Para tanto, o profissional precisará considerar alguns pontos fundamentais e que dizem respeito tanto ao imóvel em si, quanto ao dia a dia dos moradores. Quais são eles? Te contamos já:

  • quais são as principais atividades realizadas no espaço;

  • qual é o tamanho do imóvel;

  • qual é o estilo dos moradores;

  • quais são as principais necessidades dos indivíduos;

  • o que precisa ser melhorado para que o local seja mais funcional, etc.

Assim, a dica é sempre considerar essas questões na fase inicial das obras de ambientação. Não se esqueça de contar com o apoio de especialistas e que sejam capazes de identificar todos os pontos de luz para realçar objetos, móveis e facilitar a rotina de todos.

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Os principais tipos de iluminação e as suas indicações

Assim que contratar os serviços de um profissional em arquitetura e design de interiores, o especialista ficará encarregado de escolher um dentre os diferentes tipos de iluminação disponíveis para uma ambientação completa. É sobre eles que falamos logo abaixo. Vamos lá?

Iluminação direta

Começando a nossa lista com os principais tipos de iluminação, vamos falar sobre a luz direta. Nesse caso, como o próprio nome já revela, a luz é completamente direcionada para um ponto do espaço. A opção é indicada para pessoas que necessitam de um bom foco de claridade, seja sobre um móvel ou uma área de trabalho.

Normalmente, a iluminação direta é muito usada em espaços onde são realizados trabalhos manuais e de alta concentração. Consultórios médicos, escritórios, ilhas gastronômicas e salas de estudo são alguns deles. Já entre os acessórios que cumprem essa proposta, destacamos as luminárias pendentes, os spots e os abajures.

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Iluminação indireta

Assim como existe a luz direta, temos também a indireta. Aqui, a proposta é criar uma atmosfera mais leve e intimista, sem destacar demais os elementos presentes em um cômodo.

Para obter o resultado desejado, porém, é necessário incluir pontos de luz no chão, nas sancas, em arandelas ou nos tradicionais forros de gesso. Ainda é necessário que a superfície onde a luz é refletida seja de cor clara e neutra. Dessa forma, a iluminação será distribuída de modo harmônico e eficiente.

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Iluminação linear

Essa opção consiste em um sistema mais moderno, em que o projeto luminotécnico é elaborado por meio de linhas de luz contínuas. Com ele, a iluminação se torna incapaz de agredir os olhos e, em vez disso, carrega um visual mais equilibrado, sutil e aconchegante.

E mais: quando essa ambientação é bem feita, o cômodo se torna mais funcional e com um efeito muito original. Vale experimentar!

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Foto: Pinterest

Iluminação difusa

Tradicional, a luz difusa tem como objetivo iluminar o ambiente por completo, mas de uma forma delicada e sem muitas sombras e contrastes. Porém, como obter esse resultado? É simples: utilizando um tipo de filtro que deve ser colocado em cima da lâmpada.

Esse acessório é encontrado em diferentes versões — como aquelas em vidro ou acrílico. Independentemente do modelo escolhido, ele conseguirá fazer com que a luz fique confortável aos olhos e é uma ótima pedida para quem deseja reformar um dormitório, sala de estar ou lavabo.

Tipos de iluminação: escolha o certo e tenha mais bem-estar!

Iluminação de orientação

Por último, vamos conhecer a chamada iluminação de orientação. Em linhas gerais, essa técnica consiste em iluminar um espaço, para então, orientar as pessoas ao longo de uma caminhada ou transição. O recomendado é que essa proposta seja leve, mas contínua, e muito bem sinalizada.

Geralmente, a opção surge em escadas, corredores e pode estar presente perto de corrimões e decks de piscinas e jardins. De qualquer modo, será necessário tomar alguns cuidados básicos para que a instalação seja segura. Um deles é manter as lâmpadas embutidas, a fim de evitar tropeços ou quedas.

Foto: Pinterest

Dica do Arquiteto

Mesmo após eleger os tipos de iluminação ideais para a sua casa, é interessante apostar em outras medidas essenciais na realização de um projeto luminotécnico. Anote já:

  • para valorizar uma parede com textura ou revestimento especial, invista na luz direcionada;

  • também é possível iluminar esculturas e obras de arte com o uso de lâmpadas, desde que elas sejam adequadas para essa finalidade;

  • no caso dos nichos, é possível incluir fitas de LED no local. Com esse acessório, você conseguirá conquistar uma iluminação indireta com total praticidade;

  • não coloque spots ou pendentes sobre poltronas e sofás. Isso evita que a luz fique intensamente sobre a visão das pessoas que desejam relaxar, causando desconforto.

E aí, gostou de conhecer os tipos de iluminação mais utilizados e descobrir como eles podem favorecer o seu décor? Se você curtiu a leitura e deseja continuar conferindo outras dicas exclusivas, não deixe de acompanhar as nossas publicações nas redes sociais.

Estamos te esperando no Facebook, Pinterest e Instagram. Aproveite para compartilhar o link com os seus amigos para que eles fiquem atualizados no assunto. Até mais!

[adsforwp-group id=”69″]

Índice

Pronto para transformar o seu ambiente agora?

Do tamanho do seu orçamento. Gigante nas soluções.

Você também pode se interessar por

Assine e transforme seu espaço!

Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas de especialistas e as últimas novidades do Arquiteto de Bolso direto na sua caixa de entrada.